• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: zaidanetto
  • Perguntado 8 anos atrás

Considere o fragmento da matéria Estamos à beira da total autodestruição (Noam Chomsky), extraída da Coletânea Ética e Meio Ambiente (FSCE UniCesumar, 2017, p. 24)

O que o futuro trará? Uma postura razoável seria tentar olhar para a espécie humana de fora. Então imagine que você é um extraterrestre observador que está tentando desvendar o que acontece aqui ou, se imagine como um historiador daqui a 100 anos - assumindo que existam historiadores em 100 anos, o que não é óbvio - e você está olhando para o que acontece. Veria algo impressionante.
Pela primeira vez na história da espécie humana, desenvolvemos claramente a capacidade de nos destruirmos. Isso é verdade desde 1945. Agora está finalmente sendo reconhecido que existem mais processos de longo prazo como a destruição ambiental liderando na mesma direção, talvez não à destruição total, mas ao menos à destruição da capacidade de uma existência decente.
E existem outros perigos como pandemias, as quais estão relacionadas à globalização e interação. Então, existem processos em curso e instituições em vigor, como sistemas de armas nucleares, os quais podem levar à explosão ou talvez, extermínio, da existência organizada.

A análise dessa situação evidencia a importância:
ALTERNATIVAS

de os pesquisadores descobrirem a capacidade de o ser humano não destruir a si próprio, nem pessoal nem ambientalmente.


de os seres humanos se atentarem para as suas ações, com vistas ao futuro que poderá ser marcado por consequentes catástrofes geradas por eles próprios.


de os governantes tomarem medidas radicais no sentido de não permitirem epidemias e catástrofes nucleares.


de a espécie humana não buscar o desenvolvimento, pois este tem corrompido a sociedade e colocado a vida do planeta em risco.


da total incerteza acerca do grande responsável pelos desastres humanos e ambientais vividos e previstos.

Respostas

respondido por: giovannisantana03
7

Analisando o texto e as alternativas, pode-se considerar que a afirmativa correta é a letra B.

Justificando tal alternativa , a ideia que o texto passa é da destruição e até mesmo extinção da espécie humana em um tempo pequeno. Observando o título do texto, pode ter um entendimento melhor do que se trata e por que a alternativa B é a correta, o título é: “Estamos à beira da total autodestruição.” 


Ou seja, a situação proposta pelo texto é nos olharmos para nós mesmos, parar de matar milhares de indivíduos da mesma espécie e se atentar para o meio ambiente, que não está aguentando tanto impacto negativo.


thiagodifoiz1: De a cordo.
zmbalysson: Alternativa B : de os seres humanos se atentarem para as suas ações, com vistas ao futuro que poderá ser marcado por consequentes catástrofes geradas por eles próprios.
kellychsv: Alternativa B
Perguntas similares
9 anos atrás