• Matéria: Biologia
  • Autor: alisson02301
  • Perguntado 8 anos atrás

Durante a sucessão ecológica rumo ao clímax, ocorrem modificações expressivas em relação aos seguintes fatores:
a) Biomassa das comunidades que sucedem;
b) Diversidade em espécies;
c) Número de nichos ecológicos disponíveis;
d) dependência do microclima em relação ao clima regional.
Sua tarefa é retomar o texto de abertura sobre a sucessão na ilha de Rakata, analisando-o agora quanto aos fatores que se alteram na sucessão, mencionados acima. Sua produção final poderá ser um texto que analise a sucessão na ilha ou mesmo um diagrama ilustrado que interligue o caso particular de Rakata a conceitos e princípios gerais da sucessão ecológica.

Respostas

respondido por: Borbojana
98

A Ilha de Rakata é uma ilha vulcânica formada por uma grande explosão do vulcão Krakatoa, na Indonésia. Um vulcão que permaneceu ativo por muitos anos. 


Como em todo processo de sucessão ecológica de áreas vulcânicas é preciso que ocorra primeiro haja uma esbilização do microclima na região, sem gases tóxicos, sem fuligem no ar. Logo após esse processo é possível ocorrer a colonização por espécies pioneiras, como os musgos e líquens, e bactérias, para promover a formação de solo. 


Após a formação do solo espécies secundárias são capazes de colonizar o ambiente, como as pteridófitas, e posteriormente angiospermas de pequeno porte e em seguida plantas com crescimento secundário, aumentando o nível de complexidade e diversidade, até chegar na comunidade clímax onde há um equilíbrio.

Perguntas similares