apenas uma pequena porcentagem de energia elétrica fornecida a uma lâmpada incandescente comum é convertida em luz .O que acontece ao restante?
Respostas
Oi, tudo bem?
Lâmpada incandescente x lâmpada fluorescente
A lâmpada incandescente converte somente cerca de 4% e os outros 96% ela transforma em calor, por isso todas as vezes que você toca nela, ela está super quente, isso se deve ao fato de possui em seu interior um pequeno filamento de tungstênio. Quando uma corrente elétrica passa por ele, aquece os átomos que o compõem, gerando luminosidade.
Ao contrário da lâmpada fluorescente compacta quando transforma energia elétrica em luz, 20% da energia é transformada em luz os outros 80% são geração de calor, constituída por um tubo que possui em seu interior um par de eletrodos nos seus extremos, um gás de baixa pressão e mercúrio. Quando uma corrente elétrica é estabelecida na lâmpada, em razão de o gás ser de baixa pressão, ele passa a conduzir eletricidade. As moléculas de mercúrio, então, chocam-se com os elétrons provenientes dos eletrodos, e esse choque produz a excitação e a ionização das moléculas. Quando “acaba” essa excitação, os gases retornam ao seu estado fundamental de energia e emitem fótons com a frequência da luz visível.
Mas atenção com a forma de descartar a lâmpada fluorescente, uma vez que elas contêm mercúrio, que é um elemento tóxico para os animais e o ser humano.
Espero ter ajudado :)