com base nesse exemplo de injustiça praticada por uma maioria, assinale a alternativa que ilustra o pensamento do filósofo Habermas para evitar situações semelhantes. A Nenhuma lei deve ser decidida pela maioria. B As leis devem se dar pelo “consenso discursivo” como forma de buscar a validade e a legitimidade. C As leis devem ser discutidas em parlamentos fechados, sem participação popular. D A legitimidade e a validade das leis devem ser buscadas no plano dialético do parlamento, envolvendo a tomada de decisões violentas para coibir excesso de democracia. E Os projetos de lei devem ser propostos pelas minorias, para que, pelas vantagens que atribuam a si próprios, equilibrem a justiça.
Respostas
Alternativa correta: Letra B
Essa é a alternativa mais coerente porque Habermas, no final da década de 70 e começo da década de 80, busca realmente a exposição da ideia de um consenso discursivo. Essa ideia vem interligada a teoria a reflexividade da ação social. A validez das leis deve ser alcançada quando a ideia torna-se intersubjetiva e voltada para um consenso comunicativo.
Pelas alternativas também é possível determinar qual é a mais coerente por eliminação. A letra A diz que nenhuma lei deve ser decidida pela maioria, errada pois isso não é democracia. A letra C, assim como a letra A, é um exemplo de não democracia, sem a participação popular. A letra D é falsa pois decisões violentas não devem ser usadas para coibir excesso de democracia. A última alternativa é falsa pois não se deve atribuir vantagens a si próprios e não aos outros, isso não é justiça.