A agricultura familiar é constituída por famílias de agricultores que com o seu próprio trabalho vêm produzindo alimentos. São duas características importantes a destacar: a) na agricultura familiar é o próprio trabalho da família que é responsável pela geração de valor, diferente da agricultura patronal, na qual há uma relação típica de exploração de trabalho alheio de empregados ou trabalhadores assalariados; b) a agricultura familiar é responsável pela maior parte da produção de alimentos, principalmente por sua característica de integrar a produção e o consumo (ANDRIOLI, Antônio Inácio. Agricultura familiar e sustentabilidade ambiental. Revista Espaço Acadêmico, nº 89, outubro de 2008, p. 1). Baseado nas premissas deste texto, assinale a alternativa INCORRETA: a. Ao produzirem, os agricultores estão numa situação de concorrência entre si, tendo em vista que a superprodução de cereais e de alimentos no mundo faz com que os preços dos produtos agrícolas tendencialmente venham a baixar. b. Faz parte das características da agricultura familiar, produzir com menor qualidade, porque as pessoas que produzem são as mesmas que consomem. c. Muitos autores, quando se referem à agricultura familiar, destacam sua pouca integração à lógica capitalista. d. Na agricultura patronal, interessa uma redução de custos de produção para que, por unidade produzida, se tenha maior valor gerado ou acumulado. e. A agricultura ecológica, na agricultura familiar, seria a forma mais avançada de tecnologia na produção de alimentos
Respostas
Alternativa incorreta: B
Esta alternativa é a incorreta pois pode ser justificada pelo seguinte motivo: não necessariamente a produção de menor qualidade está ligada a agricultura familiar, pode ser que suas plantas não sejam geneticamente alteradas para a diminuição de tempo, mas não afeta a qualidade da planta. Existem diversas técnicas orgânicas que possibilitam um produto final muito bom, como certos adubos, técnicas de plantação, estação de plantação, dentre outras.
Pode ser que tais plantas demorem um pouco mais para ficarem como aquelas produzidas por grandes empresários que vendem por toneladas os produtos, mas ninguém garante que não ficarão iguais ou até melhor, portanto é incorreto dizer que necessariamente faz parte da agricultura familiar apenas porque as pessoas que produzem são as mesmas que consomem.