Respostas
O salto é uma das provas mais tradicionais do atletismo, presente em diversas modalidades desde os tempos da Grécia antiga. Sua execução envolve quatro etapas distintas, que podem ser descritas como:
Corrida: trajeto numa pista de cerca de 40m, onde atleta deve gerar velocidade para a impulsão.
Chamada: Talvez o momento mais relevante do santo, é o instante em que o atleta bate na tábua e ganha altitude.
Voo: Sem o contato com o solo, o atleta se utiliza de diferentes técnicas para direcionar o salto tentando controlar seu centro de gravidade.
Queda: o momento em que se toca o chão, em geral se recomenda descida com pisadas paralelas e joelhos levemente flexionados para reduzir o impacto nas articulações.
A regra de medição do salto define que o ponto máximo de distância é a diferença entre a tábua de salto e a primeira marcação na areia após a saída do atleta da pista. Ou seja, se após tocar o solo o atleta se inclina para trás e gera uma marcação na pista (apoiando-se com as mãos, por exemplo), a medição será feita a partir desta última marca.
As regras de medição indicam que é calculada, a distância, a partir do ponto em que o competidor toca na areia até a tábua de salto. Caso toque com as mãos para se apoiar, a distância é calculada com base na marca das mãos e não dos pés, como é natural que se faça. A pista de impulso tem de ter no mínimo 45 metros, a tábua de salto deve ter 1,22m de comprimento, vinte centimetros de largura e dez de espessura, estando fixada ao solo no mesmo nível da pista utilizada para o impulso.
Abraços!