• Matéria: ENEM
  • Autor: ghhuwinter55
  • Perguntado 8 anos atrás

Questão 1/5 - Análise Econômica O risco país do Brasil, medido pelo indicador Credit Default Swap - CDS, instrumento financeiro que funciona como um seguro contra calote, atingiu 400 pontos nesta sexta-feira, o maior nível desde 9 de março de 2009, quando chegou a 410 pontos. Naquela época, o mundo vivia os desdobramentos da crise hipotecária americana e a alta do risco país era um reflexo do temor que se espalhou pelos mercados financeiros globais. Agora a disparada do indicador está ligada à perda do grau de investimento na avaliação da agência Standard & Poor's. Entre quarta-feira, dia em que o país foi rebaixado pela S&P, e quinta, o CDS passou de 372 pontos para 390,5 pontos. Os números foram repassados à reportagem pela consultoria Tendências.
Fonte: Acesso em 19 abr. 2016
Sobre o risco país, é correto afirmar que:
A mede o grau de pobreza e de desigualdade de renda de um país.
B é calculado pelo governo brasileiro e mostra o déficit público do país.
C demonstra aos investidores o grau de instabilidade econômica no país.
D é mensurado pelo Banco Central e mostra os desdobramentos da política monetária no país.
E é um índice útil para comparar o crescimento e o desenvolvimento econômico do país.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

O chamado "Risco Brasil" é uma medida feita por agências externas de análise de mercado, muitas delas situadas nos Estados Unidos, capital do financismo mundial, e serve para dizer para alguém que deseje investir em empresas e títulos brasileiros o quão "perigosos" são os seus investimentos, de modo que, para compensarem, precisam apresentar altas taxas de juros, de modo que o retorno "compense" o "risco" ao qual o investidor se abre ao investir no mercado brasileiro.


Ele não emitido, portanto, pelo BC ou pelo governo brasileiro e nem mede a desigualdade no país, representando a instabilidade (por isto risco) que estes investimentos apresentam.


É correta a alternativa C.

Perguntas similares