Segundo Vygotsky, para compreender as relações entre o pensamento e linguagem, é necessário que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. Podemos inferir, portanto, que, segundo Vygotsky, a linguagem é:
Respostas
Vygotsky, um gênio da Psicologia. Quanto não poderia legar-nos se não tivesse partido tão jovem?
Agradeço ao Odair Furtado, professor de Psicologia da PUC-SP que, há vários anos, indicou-me esta obra como de leitura quase obrigatória. Aprendi a entender minha filha, criança ainda, compreendi melhor os adultos e a mim próprio inclusive.
Vygotsky estava preocupado em entender a relação entre as idéias que as pessoas desenvolvem e o que dizem ou escrevem. Não o fez apenas especulando em uma mesa de escritório, mas foi a campo, pesquisou, fez experiências. Extraiu conclusões como:
“A estrutura da língua que uma pessoa fala influencia a maneira com que esta pessoa percebe o universo ...”
Para aqueles que vêem na linguagem apenas um código aleatório, o autor responderia:
“Uma palavra que não representa uma idéia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.”
Vygotsky desenvolveu inúmeros conceitos fundamentais para que compreendamos a origem de nossas concepções e a forma como as exprimimos: “pensamento egocêntrico”, “pensamento socializado”, “conceito espontâneo”, “conceito científico”, “discurso interior”, “discurso exteriorizado”, e tantos outros.
Para quem se interessa por entender as ideologias, comunicação,
aprendizagem, doutrinação, persuasão esta é uma obra básica e
indispensável. por favo jeja se eu estou certo tchau bjs
"Uma palavra que não representa uma ideia é uma coisa morta, da mesma forma que uma ideia não incorporada em palavras não passa de uma sombra."
Ou seja, para ele, a linguagem é um conjunto de coisas que levam o seu entendimento sobre o universo.
Ex: Quando uma pessoa começa a falar, ela só fala para interação superficial, mas a partir de certo ponto, ela usa esta ferramenta para constituir no subconsciente da criança.