• Matéria: Química
  • Autor: pedroguerrabps808
  • Perguntado 8 anos atrás

o que é perda de carga ao longo das canalizações? alguém sabe? por favor ;)

Respostas

respondido por: FlavioJunyor
0
Perda de carga é a perda de energia de fluido que está em escoando. Essa perda de energia se dá pelo atrito que há entre o fluido e as paredes do canal/tubulação e também entre as próprias camadas de escoamento do fluido.

 Esta perda de carga está fortemente associada a viscosidade e a velocidade de escoamento do fluido, e claro ao comprimento da tubulação, quanto maior ela, maior a perda de carga.

A carga neste caso se refere a energia na forma de pressão que é dada ao fluido para ele vencer determinado trecho de tubulação. Essa carga é calculada levando em conta as variações de altura e também de pressão que o meio de escoamento requer.

O fato de nenhum escoamento ser ideal e existir esses atritos no escoamento que leva a ter que se calcular a perda de carga (chamado em engenharia de lwf). Se não existisse perda de carga por exemplo, em uma tubulação perfeitamente reta, um fluido que entre a uma determinada pressão deveria sair do outro lado da tubulação com exatamente a mesma pressão, independente de seu comprimento.
Mas como a tubulação não será perfeitamente lisa e possui rugosidades e o fluido não possui viscosidade nula, haverá perdas de energia.
Esta perda que foi descrita é chamada de perda de carga distribuída.

Existe ainda a perda de carga localizada, provocada por acessórios existentes na tubulação, como joelhos, bocais e válvulas, que ocorre também pelo atrito provocado pelo turbilhonamento do fluido nessas partes.
Em cálculos de engenharia essas duas perdas são somadas e levadas em consideração no balanço de energia do sistema todo.

Espero ter ajudado =)
Perguntas similares