Para Oliveira e Beuren (2003), o desafio maior para os gestores dos empreendimentos consiste em identificar e desenvolver continuamente os ativos do conhecimento e, para que isso seja possível, a contabilidade precisa contribuir estabelecendo padrões para mensurar, registrar e evidenciar o capital intelectual, testando a sua viabilidade no que se refere ao contexto organizacional contemporâneo.
OLIVEIRA, J. M.; BEUREN, I. M. O tratamento contábil do capital intelectual em empresas com valor de mercado superior ao valor contábil. Revista Contabilidade & Finanças, v. 14, n. 32, p. 81-98, 2003.
Sobre a mensuração do capital intelectual, leia as afirmações a seguir:
I. Os ativos de mercado referem-se ao potencial que a empresa possui em decorrência dos intangíveis que estão relacionados ao mercado, tais como: marca, clientes, lealdade dos clientes, negócios recorrentes, negócios em andamento, canais de distribuição.
II. Os ativos de propriedade intelectual integram os benefícios que o indivíduo pode proporcionar para as organizações por meio da sua expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, tudo visto de forma coletiva e dinâmica.
III. Todo o material documentado e registrado por meio da Gestão do conhecimento dentro das organizações é conhecido como ativos humanos.
IV. Tecnologias, metodologias e processos empregados como cultura organizacional, sistema de informação, métodos gerenciais, aceitação ao risco, banco de dados de clientes fazem parte dos ativos de infraestrutura.
É correto o que se afirma em:
A - II e III, apenas.
B -I e IV, apenas.
C -I, II e III, apenas.
D -II, III e IV, apenas.
E -I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Explicação:
segundo pagina 120 do livro
1) Ativo de mercado: potencial da entidade com seus ativos intangíveis relacionados com o mercado, como marca, lealdade dos clientes, negócios em andamento, canais de distribuição, franquias etc. 2) Ativos humanos: benefícios que o indivíduo proporciona para a organização, como expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, de forma coletiva e dinâmica; 3) Ativos de propriedade intelectual: estes são os que necessitam de proteção legal para proporcionar benefícios futuros para a empresa, tais como know-how, segredos industriais, copyright, patentes, design etc. 4) Ativos de infraestrutura: incluem tecnologias, metodologias e processos empregados tais como cultura, sistema de informação, métodos gerenciais, aceitação de riscos, banco de dados de clientes etc.