• Matéria: Filosofia
  • Autor: janainarech
  • Perguntado 8 anos atrás

A relação entre O exercício da dúvida e a Procura da verdade em Descartes?

Respostas

respondido por: gabsoliveira1
100
Para chegar a verdade, Descarte sugere a dúvida, isto é, ele sugere que haja uma suspensão do juízo, ou seja, ele põe tudo em questionamento e dubitável a falsidade, assim ele parte do questionamento de não confiar nos sentidos pois os sentidos traem o que pode ser verdadeiro, depois ele questiona estar sonhando pois ele pode estar numa realidade mas através de um sonho e por último ele sugere que há um gênio maligno por trás disso que ele formula. Daí se tem um método para chegar na verdade. 
É interessante ler o discurso do método para saber mais. 

janainarech: Muito obrigado
gabsoliveira1: ;)
respondido por: AnthonioJorge
1

Descartes utilizava como base de seu método de investigação a chamada dúvida metódica. Podemos utilizar este procedimento para nos defender das fake news em busca da verdade.

Com a dúvida metódica, o filósofo francês buscava colocar tudo o que conhecia em suspensão: ao duvidar de tudo, Descartes chegou à famosa conclusão de que só não duvidava de que estava duvidando. Assim, formulou a famosa passagem: penso (duvido), logo existo.

Descartes partiu, assim, da razão para chegar à existência. Contrariamente, podemos partir da existência para chegar à dúvida: ao sermos inundados por notícias e informações, podemos frear nosso ímpeto de crença e começar a duvidar da veracidade delas.

A dúvida cartesiana, assim, serviria como modelo de comportamento em relação aos jornais famosos e tradicionais para conhecer a verdade da nossa existência, interior e exterior: ao duvidar das informações que deles ouvimos, nos defendemos de mentiras travestidas de notícias, como são as fake news.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/45430073

Anexos:
Perguntas similares