• Matéria: Geografia
  • Autor: aleeemartins
  • Perguntado 8 anos atrás

Explique a teoria da deriva continental e apresenta um argumento que é usado para tentar comprová-lá.

Respostas

respondido por: inasschedid
111
Teoria que afirma que as placas tectônicas estão a deriva, ou seja flutando e em constante movimento.Afirma-se também que antigamente havia apenas um continente, e que depois eles se separaram.

provas:
o encaixe perfeito entre a América do Sul e a África
a mesma fauna e flora, e os mesmos tipos de solo e minerais na am. do sul e na áfrica

respondido por: nataliafransantos
2

A Teoria da Deriva Continental (1912) é uma teoria científica proposta por Alfred Wegener que propôs a ideia de que no passado as massas  continentais estiveram unidas em um grande bloco denominado Pangeia.

Os principais argumentos utilizados para comprovar esta ideia foram a similaridade entre os contornos dos continentes evidenciando que no passado a América do Sul e África estiveram unidas e a presença de fósseis de plantas e animais e alguns tipos de rochas foram encontrados na região costeira de África e América do Sul.

A teoria de Wegener inicialmente não foi aceita

Quando esta tese foi apresentada para a comunidade científica, ela não foi aceita, pois não havia uma explicação ou evidências científicas para identificar como as placas tectônicas se movimentavam. Naquela época o interior do planeta ainda era desconhecido.

Somente a partir da década de 60, com a exploração de petróleo em alto mar e a constatação da expansão do assoalho oceânico através do uso de submarinos e a descoberta de outros conhecimentos sobre o funcionamento do interior do planeta é que a Teoria da Deriva Continental foi confirmada.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre a Teoria da Deriva Continental em:  https://brainly.com.br/tarefa/44011198

Anexos:
Perguntas similares