• Matéria: Saúde
  • Autor: ThamyrisDeSouza3113
  • Perguntado 8 anos atrás

tipos de cancer diagnosticados com punção lombar? me ajudeeem por favor!

Respostas

respondido por: joaodemi
0

A punção lombar geralmente leva menos de 30 minutos. Ela é executado por um médico especialmente treinado para colher o LCR.

Em geral, a punção é feita na região inferior das costas, a coluna lombar. É muito importante permanecer completamente imóvel durante o procedimento. Dessa forma, você evita a colocação incorreta da agulha ou trauma na coluna.

Você pode se sentar com a coluna curvada para a frente. Você também pode deitar de lado com a coluna curvada e os joelhos em direção ao peito. Ao curvar a coluna, cria-se um espaço entre os ossos na parte inferior das costas.

Uma vez posicionado, as costas serão limpas com uma solução estéril. Geralmente, o iodo é o produto usado para a limpeza. Durante todo o procedimento, a área é mantida estéril, o que reduz o risco de infecção.

Uma pomada anestésica é aplicada na pele. Será injetado um anestésico. Assim que o local estiver totalmente dormente, o médico vai inserir uma agulha espinhal fina entre duas vértebras. Às vezes, é usado um tipo especial de raio X, chamado fluoroscopia, para guiar a agulha.

Primeiro, a pressão do LCR (pressão inicial) é medida usando um manômetro (medidor de pressão). A pressão alta e baixa do LCR podem indicar certas condições.

As amostras do líquido são colhidas com a agulha. Quando a coleta de fluido está completa, a agulha é retirada. O local da punção é limpo novamente. É aplicado um curativo.

A recomendação é que você permaneça deitado por cerca de uma hora. Isso reduz o risco de dor de cabeça, um efeito colateral comum do procedimento.

Procedimentos relacionados

Às vezes, um paciente não pode ser submetido a uma punção lombar em decorrência de uma deformidade nas costas, infecção ou possível herniação cerebral. Nesse caso, devem ser usados métodos de coleta de LCR mais invasivos. Esses métodos geralmente requerem hospitalização. Entre eles:

punção ventricular: é perfurado um orifício no crânio, e uma agulha é inserida diretamente em um dos ventrículos do cérebro punção cisternal: uma agulha é introduzida na parte posterior do crânio derivação ou dreno ventricular: coleta de LCR a partir de um tubo colocado no cérebro para liberar a pressão elevada do líquido

A coleta do LCR é frequentemente combinada com outros procedimentos. Por exemplo, um corante pode ser inserido no LCR para uma mielografia, que é um raio X ou tomografia computadorizada do cérebro e coluna vertebral


Perguntas similares