• Matéria: Português
  • Autor: simonedepaiva19
  • Perguntado 9 anos atrás

quais os pintores mais impostantes da vanguardas europrias e quais suas obras?

Respostas

respondido por: nathygata1234
1
CUBISMO - O Cubismo pode ser considerado o verdadeiro início da arte contemporânea, pois continha, potencialmente, todas as principais tendências artísticas que marcaram o século XX. A influência de Paul Cézanne sobre GeorgesBraque, que também se exerceu sobre Pablo Picasso, foi o mais importante fator para o nascimento do movimento gerado a partir das experiências dos mesmos."As Senhoritas de Avignon"  
Pablo Picasso, 1907
O Cubismo desenvolveu-se inicialmente na pintura, valorizando as formas geométricas (como esferas, cones e cilindros) ao mesmo tempo em que revelava um objeto em seus múltiplos ângulos. A pintura cubista surgiu em 1907 e conheceu seu declínio com a Primeira Guerra, terminando em 1914.
Em 1908, o artista Georges Braque expôs alguns quadros em Paris no Salão de Outono. Numa de suas telas apareciam telhados que se fundiam com árvores, dando a sensação de cubos. O pintor Henri Matisse teria expressado nesta oportunidade, que "ele despreza as formas, reduz tudo a esquemas geométricos, a cubos", derivando daí a denominação Cubismo. O pintor espanhol Pablo Picasso é considerado como o gênio do Cubismo, e seu nome se transformou em ícone do movimento cubista."Casas e àrvores" 
George Braque, 1908
Do Cubismo nasceram o Neo-plasticismo (arte geométrico-construtiva) de Piet Mondrian de que derivaria a Arte Concreta, a Arte Neoconcreta brasileira e a Optical Art. O Dadaísmo com o Papier collé(colagens) que o dadaísta Kurt Schwitters com seus merzbilder criaria as primeiras instalações. Francis Picabiae Marcel Duchamp também aderiram ao Cubismo dando origem ao Dadaísmo (inspirador da Art Pop norte-americana) e ao Futurismo. As Vanguardas Russas, com influência sobre o Suprematismo de Kazimir Malevitch, oConstrutivismo de Antoine Pevsner e Naum Gabo e contra-relevos de Vladimir Tatlin e Alexander Rodchenko. A Arte do objeto, (antecipação) uso de novos materiais e reciclagem dos dejetos do cotidiano (ex. esculturas Bandolins, guitarras, etc. de Pablo Picasso - 1911/12)Principais artistas: Pablo Picasso, Georges Braque, JuanGris, Robert Delaunay, Fernand Léger, Albert Gleizes e Jean Metzinger.Características do Cubismo:
· utilização das formas geométricas para representar as figuras, não se obedecendo os princípios clássicos de representação dos objetos tais como são vistos; 
· destruição da harmonia das cores e formas; 
· decomposição das figuras ao extremo, abandonando a aparência real das coisas; 
· apresentação dos objetos com todas as suas partes num mesmo plano; 
· a preocupação não é o que se representa, mas como se representa; 
· o objeto pintado é fruto de uma decomposição e de uma recomposição do objeto feita pelo artista.
FUTURISMO"Dança do Mar" 
Gino Severini, 1914
O Futurismo, movimento de artistas italianos, deve ser considerado o primeiro movimento artístico tipicamente de vanguarda, embora tenha surgido um pouco depois doCubismo.O primeiro manifesto do movimento foi publicado em 20 de fevereiro de 1909, em Paris no "Le Figaro" e não na Itália, assinado por Filippo Tommaso Marinetti (1876/1944); apresentava como pontos fundamentais a exaltação da vida moderna, da máquina, da eletricidade, do automóvel e da velocidade. Período 1909 a 1914.Principais artistas: Umberto Boccioni, Carlo Carrá, LuigiRussolo,  Gino Severini, Giacomo Balla."Formas de Continuidade no Espaço"
Humberto Boccioni, 1913


Características do Futurismo:
· Precedência da teoria sobre a prática e pretensão de ser "moderno", com exclusividade da expressão mais avançada da arte do seu tempo, características que, também, marcaram outros movimentos de vanguarda.
· Movimento que mais produziu manifestos.
· Expressão do dinamismo, ponto essencial da estética futurista.
· Busca de uma linguagem intensa, dinâmica, audaciosa capaz de expressar as novas concepções de espaço e movimento.
  EXPRESSIONISMO"Retrato de Ernst Ludwig Kirchner" 
Erich Heckel, 1913
Expressionismo talvez seja o único movimento de vanguarda histórica cujas idéias mantêm hoje relativa atualidade: é que ao contrário do Futurismo e doConstrutivismo, por exemplo, o Expressionismo, pelo menos durante a fase inicial, contestou a sociedade industrial, a massificação e pregou o retorno à natureza. A sua visão de arte revolucionária não coincidia com a noção de progresso tecnológico.O movimento surgiu em 1910, na Alemanha, trazendo uma forte herança da arte do final do século XIX, preocupada com as manifestações do mundo interior e com uma forma de expressá-las. Daí o importante ser a expressão, ou seja, a materialização numa tela ou numa folha de papel, de imagens nascidas em nosso mundo interior, pouco importando os conceitos então vigentes de belo e feio. Por suas características, o Expressionismo desenvolveu-se mais na pintura, dando continuidade a um trabalho iniciado por Vincent Van Gogh, Paul Cézane e Paul Gauguin
Perguntas similares