OS cães conhecem seus donos pelo cheiro. Isso deve ao fato de os seres humanos apresentarem, junto a pele, glândulas que produzem e liberam ácidos carboxilicos.
Respostas
Resposta:
1) (UERJ) Os cães conhecem seus donos pelo cheiro. Isso se deve ao fato de os seres humanos apresentarem, junto à pele, glândulas que produzem e liberam ácidos carboxílicos. A mistura desses ácidos varia de pessoa para pessoa, o que permite a animais de faro bem desenvolvido conseguirem discriminá-la. Com o objetivo de testar tal discriminação, um pesquisador elaborou uma mistura de substâncias semelhantes à produzida pelo dono de um cão. Para isso, ele usou substâncias genericamente representadas por: * 1/1
b) RCOOH
2) Identifique a função oxigenada presente nessa substância: * 1/1
c) ácido carboxílico.
Explicação:
1) Feedback
Parabéns, objetivo atingido! Realmente, a alternativa correta é a “b”, pois trazemos nela o grupo funcional que caracteriza a função ácido carboxílico.
Certamente poucos medicamentos foram tão largamente usados durante a história da humanidade quanto a Penicilina (Figura I). A versão mais divulgada sobre sua origem é a que em 1928, o médico bacteriologista escocês Alexander Fleming ao deixar suas culturas de bactérias descobertas, notou que alguns esporos do fungo Penicillium notatum que haviam caído por cima das culturas, impediam que elas continuassem a se reproduzir. Deduziu então que o fungo liberava alguma substância antibacteriana. Batizou esta substância de Penicilina e por sua descoberta ganhou o Nobel em 1945.
2) Feedback
Parabéns, objetivo atingido! Realmente, a alternativa correta é a “c”, pois a função ácido carboxílico é caracterizada pela presença do grupo carboxila (-COOH) na cadeia carbônica.