Autores como Rose Marie Inojosa (1998) defende a intersetorialidade como um novo modelo de gestão de políticas públicas, voltado às problemáticas específicas de cada território. Neste novo modelo são estabelecidas relações entre as diferentes área do saber e de atuação desde o momento do planejamento, e seguem ao longo da implementação, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas.
Leia este trecho do artigo de Inojosa sobre este novo modelo:
“No modelo tradicional o trabalho é organizado por equipes especializadas para o planejamento, a realização e a avaliação de ações e serviços específicos, em cada secretaria setorial. Essa dinâmica supõe um planejamento geral, com base territorial, acima das secretarias, que articule os planos particulares de cada uma delas e as respectivas redes de serviço. O novo modelo supõe uma outra dinâmica. Haverá, necessariamente, em cada secretaria, um planejamento referido à sua base geográfica e populacional próprias. A articulação desses planos, coordenada através de um colegiado, deverá mediar as eventuais desigualdades regionais, com caráter redistributivo, privilegiando os grupos populacionais em situação ou risco de exclusão social.
Esse modelo novo evidentemente não exclui equipes especializadas por serviços. As escolas, hospitais, centros de assistência, casas de cultura, equipamentos de esporte e lazer, usinas de asfalto, núcleos de fiscalização de obras etc. continuarão a existir com suas equipes especializadas. A diferença é que as equipes e serviços estarão integrados em uma única rede regional.”
(INOJOSA. Rose Marie. Intersetorialidade e a configuração de um novo paradigma organizacional. In RAP. Rio de Janeiro 32(2): 35-48, mar/abr 1998)
Assinale, agora, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta-se correta no que se refere à mensuração de resultados dentro do modelo intersetorial:
A Os resultados avaliados no modelo intersetorial não diferem dos resultados do modelo setorial. A mudança está apenas nos meios adotados para alcança-los;
B Os resultados mensurados pelo modelo intersetorial restringem-se ao alcance das ações específicas como taxas de matrícula e números de consultas;
C O modelo intersetorial permite avaliar os resultados de forma integrada, abrangendo os benefícios de cidadania promovidos ao cidadão como um todo;
D A mensuração de resultados na lógica intersetorial é voltada à análise da produtividade dos servidores públicos de cada setor;
Respostas
respondido por:
10
Olá!
A alternativa C é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, notamos que na mensuração de resultados dentro do modelo intersetorial os reflexos das decisões tomadas se estendem por várias fases posteriores.
Deste modo, os reflexos de longo prazo de uma decisão tomada, estão ligados a ideia de resultado da qualidade para avaliar a área, como por exemplo:
A apuração do custo de prevenção e avaliação;
A apuração do custo com falhas internas;
E por fim, a apuração do custo com falhas externas.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás