Respostas
1. O que é a diferença salarial?O que é a diferença salarial?
Diferença salarial significa que um trabalhador ganha mais do que outro. Existem no entanto diferenças salariais. Elas não são proibidas, nem entre homens e mulheres , nem entre pessoas de diferentes credos e raças. Estas diferenças podem até ser enormes . Diferenças salariais ocorrem com frequência porque os indivíduos com mais experiência de trabalho ou com empregos altamente qualificados ganham mais dinheiro do que os indivíduos que têm pouca ou nenhuma habilitação profissional ou são novos no mercado de trabalho . Diferenças salariais são, portanto, generalizadas. Mas são justas?
O que é a desigualdade salarial?Quando dois trabalhadores numa empresa fazem um trabalho semelhante com o mesmo nível de qualificação e não são pagos de forma igual, isso é a desigualdade salarial . Tais situações são ilegais e são consideradas discriminatórias . No entanto, a desigualdade salarial tende a infiltrar-se . Como exemplo , imagine uma situação de trabalho onde o gerente coloca o ' tipo que fala bem ' na escala 2 logo no início e o "tipo tímido e reservado ' na escala inferior 0, embora ele seja igualmente qualificado . Esta primeira avaliação salarial pode assombrar um trabalhador por muitos anos . É difícil dizer até que ponto existe desigualdade salarial. Várias investigações falarm de diferenças salariais de gênero residuais que não podem ser explicadas facilmente. Possivelmente essas diferanças inexplicáveis indicam onde está a discriminação salarial . Para complicar as coisas, essas diferenças salariais que podem ser ligadas a causas compreensíveis podem, todavia, ser contaminadas com a discriminação . É difícil colocar um dedo na ferida.
Desigualdade salarial para trabalho semelhante pode ocorrer dentro de equipes ou departamentos , empresas e ramos da indústria. Trabalho semelhante é comparado em termos das qualificações necessárias para a sua execução adequada. Assim , em princípio, os homens e mulheres que executam trabalhos ou tarefas semelhantes devem ser recompensados de forma igual, e receber os mesmos valores (salário) por hora . Isto implica que o seu tipo de contrato (a prazo ou não) ou duração da sua semana de trabalho ( tempo parcial ou a tempo inteiro ) não pode servir de pretexto para uma remuneração desigual.
O que é a discriminação salarial ?A discriminação salarial ocorre quando os indivíduos com as mesmas habilitações e experiência de trabalho e que realizam trabalhos semelhantes, são pagos de forma diferente. A lei na grande maioria dos países, proíbe a discriminação salarial em razão de:
Gênero e disposição sexualNacionalidadeIdadeEstado Civil descendência País de Origem Raça Religião.Quando os homens ganham mais , é justo ?As Mulheres em muitos países têm em média por hora salários mais baixos do que os seus colegas do sexo masculino. Estas diferenças salariais variam dr forma tão ampla como entre 10-40 por cento , comparando e calculando uma média de toda a população activa dividida por sexos. Formalmente essas diferenças são contabilizadas. Mas serão justas? Não, não são nada justas! Na prática, as mulheres parecem ter menos tempo para ganhar ( muito) mais . Elas têm muitas vezes mais trabalho para fazer do que apenas trabalhar por dinheiro, se se acrescentar em responsabilidades domésticas . E elas às vezes são também vítimas de assédio sexual por homens, com consequências na carreira profissional , incluíndo deixar um emprego devido ao stress criado . Há muitas razões para as diferentes opções de carreira que as mulheres fazem durante a sua vida profissional . Tanto os homens como as mulheres consideram estas escolhas e as diferenças bastante normal, no entanto... No entanto , as (longo prazo) conseqüências destas escolhas apenas mantêm os níveis de rendimento das mulheres em valores mais baixos.
E quando as mulheres ganham mais , é justo ?Em algumas profissões , em alguns países , acontece que as mulheres ganham mais do que seus colegas do sexo masculino . Essas mulheres em regra têm a mesmo ou melhor habilitações , trabalham a tempo inteiro e foram capazes de negociar seus salários individualmente. Estas mulheres e independentes são (principalmente) relativamente jovens. Elas são (ainda) um caso excepcional. Não existe um único país em que as mulheres de todas as faixas etárias ultrapassam os homens em termos dos seus rendimentos auferidos.