• Matéria: Pedagogia
  • Autor: brunamarcio
  • Perguntado 8 anos atrás

Assista ao vídeo , com a palestra proferida por José Carlos Libâneo intitulada Prática de ensino em um contexto de mudanças: ensinando a pensar com os conteúdos, considerando o motivo dos alunos e contextos socioculturais e institucionais de aprendizagem. Após assistir ao vídeo, elabore um texto de no máximo uma lauda, discorrendo sobre cada tópico abaixo, tendo como base os apontamentos propostos pelo professor Libâneo na palestra. Como fechamento do seu texto, você deve escolher um desses tópicos e se posicionar criticamente em relação as ideias do palestrante Libâneo. • Internacionalização do capital, avanços científicos e tecnológicos: implicações na escola. • Formação geral x formação específica x preparação tecnológica. • Deterioração dos objetivos e formas de funcionamento da escola. • Ensino (mediado por meio de: objetivos, conteúdos, métodos, formas de organização do ensino) e aprendizagem (sentidos e significados; interiorização pela linguagem).


brunamarcio: Por favor se alguém puder me ajuda eu agradeço preciso muito da ajuda de vocês..
Spicy: Vai pagar pra alguém fazer o seu TCC também?
Spicy: Ergue a cabeça! Assista e faça sua tarefinha... que tipo de profissional vc vai se tornar?

Respostas

respondido por: Leticia140778
3
Primeiramente José Carlos Libâneo faz referência ao processo didático, que engloba o epistemológico ( a origem do conhecimento) e o psicológico (processo de formação do conhecimento). O papel do professor é fundamental para acontecer a aprendizagem, este deve levar em conta que o educando possui uma bagagem cultura e social e que para conseguir atingir o objetivo educacional esses conhecimentos já adquiridos deverão ser respeitados.

O professor e o aluno devem sintonizar-se para que a aprendizagem ocorra. Libâneo também destaca a total importância da globalização (conjunto de mudanças mundiais unidas) como parte fundamental do meio escolar. A universalização da globalização influenciando a cultura mundial, atrelando novos valores e praticas morais na vida em sociedade, alguns negativos, como o consumo exagerado, as mudanças na constituição da família gerando grandes conflitos...

Um ponto negativo, também em destaque, é a falta de motivação para que a leitura sejam hábito da juventude. Na atualidade, Libâneo destaca, que os alunos preferem bebem, namorar e "ficar" do que ler; segundo o autor isso é inadmissível no âmbito pessoal e social.

As grandes mudanças tecnológicas e a informática atreladas a educação também é uma referência para um ensino de qualidade, porém se não bem conduzida se torna uma aspecto negativo devido ao fato que a tecnologia mal utilizada esta mudando a cognição humana, as pessoa não "pensam" como deveriam. Mas o aspecto positivo, nesta questão, é o fato do aumento da estimulação , pois ao mesmo tempo em que a forma de pensar mudou os jovens da atualidade conseguem pensar em várias coisas e agir ao mesmo tempo.
Em que grau há a separação da cultura escolar e a cultura do meio? Esta é uma pergunta instigante conforme o estudioso. A preparação dos profissionais da educação é essencial pois para se poder ensinar é preciso saber a importância de saber como ensinar e ter o olhar social diante do educando.

O objetivo da educação é ensinar a pensar, ampliar as capacidades de reflexão, de cognição.A formação do senso critico também cabe a escola, dando enfase a sustentabilidade, ao olhar politico e social.A escola afeta a vida humana, essa deve ser uma conscientização geral englobando professores, pais e alunos.

Esta gritante o fato de rever a forma como a escola esta agindo, como esta desenvolvendo bons valores. Desenvolver a responsabilidade dos jovens da atualidade é primordial e inevitável para salvar a sociedade do individualismo e do consumismo afirma Libâneo.

Outro ponto dito dramático, salientado pelo educador, é a falta de autoridade que o profissional da educação possui na atualidade, isto é, a separação do mundo do educador e do educando, fazendo que os professores ou realizem seu papel de qualquer maneira ou usem ao autoritarismo como modo de ensinar, distanciando mais de seus alunos.

A falta de recursos financeiros e o descaso com a educação é algo muito saliente. A falta de união do sistema público e dos profissionais da educação está ajudando a esfacelamento do sistema educacional. O enfraquecimento da escola pública é uma preocupação dos estudiosos e pesquisadores da educação.

O individualismo da escola também é salientado , sendo que na atualidade os responsáveis pela instituição podem juntos lutar por uma melhora educacional sem pedir autorização pra a realização de projetos qualitativos. Mas para que esse individualismo seja positivo necessita-se de profissionais comprometidos e cientes do seu papel profissional e social.
Perguntas similares