• Matéria: Biologia
  • Autor: Amoraah123
  • Perguntado 8 anos atrás

a foto a sequir mostra a perna de uma pessoa com elefantiase ou filariose doença provocada por um verme a filaria que se instala nos vasos linfaticos das pernas e dos braços,por exenplo. explique por que as pernas ficam inchadas

Respostas

respondido por: Anônimo
4
Ficam inchadas por causa do acúmulo de liquído nos tecidos ,devido  a obstrução dos vasos capilares linfáticos (onde ele se instala) principalmente nas pernas,nos braços,nas mamas e na bolsa escrotal.
respondido por: Anônimo
1
Filaríase

Descrição - A filaríase por Wuchereria bancrofti é causada por um nematódeo que vive nos vasos linfáticos das pessoas infectadas, apresentando diversas manifestações clínicas. Existem indivíduos infectados que nunca desenvolvem sintomas, havendo ou não detecção de microfilárias no sangue periférico. Outros podem apresentar febre recorrente aguda, astenia, mialgias, fotofobia, urticária, pericardite, dor de cabeça e inflamação de nódulos e vasos linfáticos , com ou sem microfilaremia. Os casos crônicos mais graves são de indivíduos que apresentam hidrocele, presença de gordura na urina e elefantíase de membros, mamas e órgãos genitais. Descreve-se ainda casos de eosinofilia tropical, que é uma síndrome que se manifesta por crises paroxísticas de asma, com pneumonia intersticial crônica e ligeira febre recorrente, cujo leucograma registra importante eosinofilia.

Sinonímia - Filariose, filaríase de Bancrofti, elefantíase.

Agente etiológico - Wuchereria bancrofti.

Reservatório - O homem.

Modo de transmissão - Pela picada dos mosquitos transmissores com lavras infectantes. O Culex fatigans é o principal transmissor no Brasil. Em geral, as microfilárias têm periodicidade para circular no sangue periférico, sendo mais detectadas à noite, entre as 22hs e 2 hs.

Período de incubação - Manifestações alérgicas podem aparecer um mês após a infecção. As microfilárias, em geral, aparecem no sangue periférico de 6 a 12 meses após o inóculo para W. bancrofti.

Período de transmissibilidade - Não se transmite de pessoa a pessoa. O ciclo se faz de homem infectado com microfilaremia picado por inseto transmissor, que transmitirá a outro indivíduo, após 12 a 14 dias do repasto. A microfilaremia pode persitir, aproximadamente, de 5 a 10 anos.

Complicações - Hidrocele, linfocele, elefantíase, presença de gordura na urina.

Tratamento - A droga de escolha é a Dietilcarbamazina (DEC).

Espero realmente ter  ajudado! // Tuzin!

Anônimo: Botei algumas coisas a + rs. ''ALGUMAS'' rsrsrs
Perguntas similares