a opinião da igreja catolica em relação ao escravidão indígena e a escravidão africana ? (história)
Respostas
A Igreja Católica era contra a escravidão dos índios nas Américas. A razão disso é que a Igreja havia perdido muitos crentes devido à Reforma Protestante, na Europa, e desejava catequizar os índios.
Quanto à escravidão africana, a Igreja era abertamente a favor. Inclusive, justificava a escravidão intitulando os negros de 'seres sem-alma', e que, portanto, deviam ser escravizados.
Bons estudos.
Resposta:
Explicação:
Para os jesuítas, os índios eram "inocentes" e deveriam ser catequizados, ou seja, deveriam abandonar sua cultura( seus ritos, crenças, forma de se vestir e de viver) para abraçar o estilo europeu. É claro muitos não aceitaram e fugiram ou eram mortos. Eles também foram escravizados inicialmente, mas muitos preferiram morrer. Houve o desaparecimento de muitos índios e havia vários dialetos do tupi-guarani. Tinham aproximadamente mais de 1.500 dialetos indígenas no Brasil. Mas como os índios se recusavam a aceitar o dogma da Igreja, muitos se suicidam ou eram mortos pelos portugueses.
Já os negros, coitados, eram considerados pagãos e sem alma. Foi por essa justificativa, de achar que o negro não tinha alma, que a escravidão começou. E por todo tipo de humilhação eles passaram, e a Igreja fazendo "vista grossa", por considerar o negro pagão.