• Matéria: Biologia
  • Autor: JulianaStangherlin
  • Perguntado 8 anos atrás

Os mamíferos, incluindo aqui a espécie humana, apresentam a capacidade de em momentos de “fartura” de alimentos, que levarão a disponibilidade de grande quantidade de carboidratos (como pães, arroz, frutas, massas, entre outros), estocar estes na forma de glicogênio no fígado e no músculo esquelético. Sobre o glicogênio:

Alternativas :

Pode ser armazenado exclusivamente nas células musculares, visto que serve apenas para suprimento energético da musculatura.

Pode ser armazenado no fígado e no músculo esquelético, porém com finalidades idênticas para eles.

O glicogênio armazenado no fígado tem um papel na reposição de glicose em momentos de queda em seus níveis durante períodos de jejum.

A degradação do glicogênio muscular serve para promover energia para variados tipos celulares além dele, sendo de vital importância.

 A síntese do glicogênio resulta da adição de moléculas de frutose intercaladas com glicose.

Respostas

respondido por: MaatheusTk
38
O glicogênio armazenado no fígado tem um papel na reposição de glicose em momentos de queda em seus níveis durante períodos de jejum. Pág. 180

JulianaStangherlin: Certíssimo , eu consegui fazer depois que postei a pergunta , agr tô na bronca em quatro questões aqui, que tá ossso
personalgymcn: Obrigado
respondido por: viniciusrm19
25

O glicogênio armazenado no fígado tem um papel na reposição de glicose em momentos de queda em seus níveis durante períodos de jejum.

O glicogênio é compreendido como uma molécula de reposição, uma vez que é capaz de armazenar a energia proveniente da glicose, após sua conversão, para que seja utilizada posteriormente.

Diante disso, sua utilização está relacionado a períodos de jejum, em que os níveis basais de glicose irão normalmente se encontrar abaixo do normal.

Perguntas similares