• Matéria: Biologia
  • Autor: lorraineferreir2lolo
  • Perguntado 8 anos atrás

Explique o processo de transporte de uma proteina formada na celula que teria sua função fora da celula desde sua formação ate a exocitose?

Respostas

respondido por: saraciolam
0
As proteínas são sintetizadas por ribossomos (complexos de RNA ribossomal e proteínas), estes podem estar livres no citossol ou aderidos ao Retículo Endoplasmático (R.E.). Proteínas sintetizadas no citossol, normalmente, têm sua função no citoplasma; sintetizadas no R.E., geralmente, têm sua função fora da célula.
Toda proteína é sintetizada a partir da informação genética, através dos processos de transcrição e tradução, ou seja, o processo sempre começa no núcleo com a síntese de RNA mensageiro e RNA transportador pelo DNA, chamada transcrição, e das subunidades (maior e menos) dos ribossomos no nucléolo (estrutura subnuclear). Essas moléculas são enviadas para o citoplasma, local onde ocorrerá o restante do processo.
As subunidades do ribossomos se unem sobre uma molécula de RNAm, e paream os códons (RNAm) com os anti-códons(RNAt), processo chamado de tradução, produzindo as proteínas pela ligação peptídica entre os aminoácidos.
Durante a síntese proteica os ribossomos que devem ser aderidos ao R.E. são direcionadas para este. Isso acontece graças à sequência sinal específica encontrada nas proteínas e à partícula reconhecedora de sinal.
As proteínas são sintetizadas no R.E. e são transferidas por vesículas de transporte ao Complexo ou Aparelho de Golgi, onde são modificadas, empacotadas e direcionadas para o seu devido local, no caso para fora da célula, por exocitose, chamamos esse processo de secreção.

Perguntas similares