Continuando com as etapas de conformação do Estado Moderno e as bases do seu poder, temos trabalhado com dois monopólios que esta instituição tem na organização de uma população e de um território geográfico. Um monopólio é o fiscal e procura arrecadar os ingressos necessários para manter as obras e salários públicos. O outro monopólio é o da violência física legítima que estabelece também duas condições:
A) o Estado é único capaz de impor penas, prisão e punições aos cidadãos. Ele é o único e o máximo árbitro de todos os conflitos e partes;
B) também estabelece que o Estado deve ter uma força militar que lhe permita defender o seu território frente a outros Estados, assim como para manter a paz interna do país.
Considerando isto, vamos reler o estatuto das forças armadas do Brasil, que no seu fundamento estabelece que:
Art. 1º O presente Estatuto regula a situação, obrigações, deveres, direitos e prerrogativas dos membros das Forças Armadas.
Art. 2º As Forças Armadas, essenciais à execução da política de segurança nacional, são constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, e destinam-se a defender a Pátria e a garantir os poderes constituídos, a lei e a ordem. São instituições nacionais, permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República e dentro dos limites da lei.
Art. 3° Os membros das Forças Armadas, em razão de sua destinação constitucional, formam uma categoria especial de servidores da Pátria e são denominados militares.
Presidência da República.
Com esta leitura, podemos deduzir que:
a) As forças armadas são necessárias para os Estados, elas devem ser organizadas pela iminente guerra entre Estados. Uma vez eliminada a ameaça de conflito bélico, as forças armadas são reduzidas e diminuem suas funções e sua importância.
b) As forças armadas fazem parte da estrutura de poder do Estado Moderno, reguladas e submetidas à lei e ao Presidente da República. O seu objetivo é a defesa da Pátria de ameaças externas assim como garantir a ordem e paz interna. Eles são, primeiramente, servidores da Pátria.
c) Levando em conta as funções e as necessidades atendidas pelas forças armadas, podemos deduzir que elas têm uma completa autonomia para atuar e resolver situações de ameaça externa e interna, já que seu objetivo é defender a Pátria e garantir a ordem.
d) O estatuto das forças armadas detalha as suas obrigações e deveres para com a população de um território de um Estado. Eles são servidores destinados a prestar o serviço de segurança aos cidadãos de um país naquilo que eles precisarem e em qualquer momento de urgência.
Respostas
respondido por:
13
letra c levando conta as funções e as necessidades atendidas pelas forças
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás