• Matéria: Geografia
  • Autor: jandersom76
  • Perguntado 8 anos atrás

“A Hidrogeografia tem sido, tal como lhe chamou [...] o 'ramo desprezado' da Geografia Física, nas escolas de Geografia da Europa Mediterrânea. Numa região do Globo em que a irregularidade temporal da quantidade de água disponível é um fator condicionante da manutenção dos padrões de produtividade agrícola, energética e industrial e do próprio desenvolvimento, a Hidráulica foi privilegiada no contexto da Hidrologia. A necessidade de construção de estruturas hidráulicas capazes de reter a água nas épocas de abundância para as de escassez ou que permitissem o desvio do escoamento fluvial durante as cheias, a fim de minorar as respectivas consequências, facilitou a “apropriação” da Engenharia dos estudos hidrológicos, sendo acompanhada (em menor grau) pela Geologia (hidrogeologia), já que o abastecimento através das águas subterrâneas é essencial em áreas onde os recursos hídricos superficiais se revelam insuficientes para as atividades humanas. As outras ciências foram assim relegadas para uma posição secundária e a Geografia não foi excepção” (RAMOS, 2005, p.8).
RAMOS, C. Programa de Hidrogeografia. ​ Lisboa: Centro de Estudos Geográficos Universidade de Lisboa, 2005.

Ao longo dos anos, a Hidrogeografia passou por profundas alterações metodológicas, se adequando a nova realidade tecnológica na obtenção de resultados em seus estudos. Dentre esses estudos, podemos citar os padrões de drenagem. Dessa forma, sobre os principais teóricos que contribuíram para a compreensão da geomorfologia fluvial, é correto afirmar que:
ALTERNATIVAS

Davis procura classificar e formular o conceito de estabilidade tectônica, descrito anteriormente por King.


Christofoletti conclui que o recuo paralelo ocorre devido à decomposição física do substrato, a partir do nível de base.


Nível de base é o ponto acima do qual a erosão das águas correntes pode agir, formando o nível mais alto que o rio pode chegar.


Para Davis, as bacias de drenagem exibem estágios de desenvolvimento morfológicos designados: juventude, maturidade e senilidade.


Davis se tornou um dos principais críticos do trabalho de King, em especial, ao concluir que a denudação ocorre posteriormente ao soerguimento.

FUI NA ALTERNATIVA D E VCS?

Respostas

respondido por: rcarduim
8
Para Davis, as bacias de drenagem exibem estágios de desenvolvimento morfológicos designados: juventude, maturidade e senilidade.
PÁGINA: 78

aluan: E verdade Rcarduim, a resposta esta correta alternativa D
respondido por: jaquezinhamaral
3
Davis se tornou um dos principais críticos do trabalho de King, em especial, ao concluir que a denudação ocorre posteriormente ao soerguimento.

flavia088: fui de letra d tambem
Perguntas similares