Respostas
Depois desenhos artísticos ou luz e sombra, perspectiva, fotográfia...
“Não posso mais aprender outras línguas”, “passei do tempo de aprender a tocar um instrumento” ou “é muito tarde para me inscrever na aula de dança”. Frases como essas servem para adiarmos alguma atividade, mas a verdade é: nunca é tarde para aprender. Não importa se você tem 15 ou 75 anos, não existe um tempo determinado para começar a estudar.
Independente da idade, a grande questão é por que começar a estudar determinado assunto. Pensando no porquê, é possível descobrir o “o que” e o “como” com muito mais facilidade. Por exemplo, você sempre quis entender um pouco mais sobre o mundo das artes, aprender sobre a história e culturas de outras partes do mundo. O estudo da arte ajuda no desenvolvimento e permite que a pessoa expresse seus sentimentos.
Mas, por onde começar? Se você não tem tempo, nem recursos financeiros para investir, cursos em plataformas gratuitas na internet são uma boa opção. Portais como o eduK e o Veduca costumam disponibilizar aulas on-line sobre os mais variados temas. Também existem as escolas e conservatórios que oferecem horários flexíveis e acompanhamento com professores qualificados.
Seja qual for o meio escolhido, o importante é ter disciplina e criar uma rotina. Diversas aulas são semanais e seguem um plano de estudo para que o aluno acompanhe facilmente. Caso você pesquise por conta própria, busque reservar um tempo pré-determinado para se dedicar inteiramente, sem distrações.
É importante ter em mente que é possível aprender se você quiser, independente da situação. Encontre o que te motiva e busque o melhor caminho.