Respostas
respondido por:
6
A arte oriental é assim estudada como as outras taxinomias feitas a partir da localização geográfica (como a arte egípcia, celta, fenícia, germanica, grega, romana etc) porém há uma diferença bastante notavel: os historiadores da arte dividem as produções artísticas entre ocidentais e orientais. Esta divisão a princípio buscava certa hegemonia da arte ocidental, principalmente durante a Idade Média quando a arte era voltada para a religião. Mas em certa forma, a arte oriental é uma arte milenar que ao mesmo tempo em que modificou-se durante sua existência, manteve muitas características da produção e desenvolvimento. Além disso a arte para os chineses, japoneses e outros povos orientais é ligada a uma produção cultural e espiritual, não se envolvendo tanto como um mercado capitalizante.
respondido por:
5
Até bem pouco tempo os orientais achavam que os povos do ocidente não eram civilizados, não tinham cultura e os chamavam de bárbaros. De certa forma tinham razão pois, até o fim da Idade Média - portanto antes do Renascimento - a barbárie campeava na Europa. Com exceção das civilizações grega e romana (depois extintas), todas as outras civilizações e conseqüentes manifestações artísticas, vinham da Ásia - doOriente Médio e do Extremo Oriente.
Por outro lado, alguns acreditam que a história das artes européias e até as da bacia do Mediterrâneo pode ser contada desprezando as artes do Extremo Oriente, cuja influência no ocidente só foi exercida esporádica e superficialmente. Também não se pode aceitar a afirmação de que a China possui civilização e artes plásticas mais antigas do mundo, pois nas épocas brilhantes da arte egípcia, a China só produzia uma cerâmica primitiva. E mesmo quando os mármores do Partenon eram trabalhados por Fídias, a China ainda não passara dos vasos de bronze, ainda que esses tivessem grande valor artístico. O que se pode afirmar é que a China possui a mais antiga civilização continuada do mundo
espero ter ajudado
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás