Líderes autênticos são capazes de transmitir e receber críticas de forma humilde e profissional. Bond e Oliveira (2012) afirmam que a realização de feedback entre os profissionais é promovida em diversas empresas na atual conjuntura, visando colaborar no desenvolvimento das estratégias de melhoria de desempenho das equipes. FONTE: BOND, M. T.; OLIVEIRA, M. Conhecendo as técnicas secretariais. Curitiba: Intersaberes, 2012. (Coleção Manual do Profissional de Secretariado, v.2). Considerando o feedback nas organizações como um processo de troca de críticas positivas entre as pessoas para o aprimoramento pessoal e profissional, pode-se afirmar: I) O processo de feedback deve ser planejado pelos líderes das empresas, ou seja, deve-se estabelecer o objetivo do seu uso e os efeitos que ele pode causar nos profissionais. II) As atividades diárias realizadas pelos colaboradores e consideradas satisfatórias pelos gestores não apresentam a necessidade de feedback, ou seja, não precisam de correções. III) O foco da ferramenta feedback nas organizações está na promoção de um debate extremo entre líder e liderado para ver quem tem razão nas tarefas solicitadas e realizadas. Estão corretas apenas as afirmações: A I, apenas. B II, apenas. C III, apenas. D I e II, apenas. E II e III, apenas.

Respostas

respondido por: jocarlozzjc
10
resposta ,letra A
 I) O processo de feedback deve ser planejado pelos líderes das empresas, ou seja, deve-se estabelecer o objetivo do seu uso e os efeitos que ele pode causar nos profissionais.
respondido por: Rudolf
12
Alternativa A, apenas I está correta.

Analisando:

I) Levando em conta o próprio conceito explicado no enunciado, está correta. Faz parte do papel dos líderes planejar (frequencia, metodologia etc), e aplicar. Porém, é importante ressaltar que o processo de feedback não só depende do líder, o liderado deve e pode pedir feedback.

II) O feedback não é só para "corrigir erros" ou aspectos negativos, mas também é aplicável para o positivo e pontos de melhoria. Feedback pode e deve ser usado como instrumento de melhoria mesmo para atividades "satisfatórias".

III) Totalmente contra o feedback. "Debate extremo", "ver quem tem razão", é exatemente o oposto que o feedback deve ser. Feedback vê o processo e não a pessoa, é algo aberto e é preciso ser feito de forma clara e concisa.
Perguntas similares