• Matéria: Português
  • Autor: lucasauswaldtosq09u
  • Perguntado 8 anos atrás

Olá, tenho uma dúvida em relação ao sujeito da seguinte oração:

"Construiu-se a ponte"

Eu sei que o verbo é VTD e que o sujeito é indeterminado.

MAS POR QUE O SUJEITO É INDETERMINADO?

O termo "se" não seria apenas uma Partícula Apassivadora?
Porque o sujeito dessa oração é INDETERMINADO se o termo "se" não um Índice de Indeterminação de Sujeito?

Estou ficando doido com isso. Alguém com uma boa e esclarecida explicação?

Respostas

respondido por: alineonline
3
O sujeito não é indeterminado! O sujeito é "a ponte"! 
O verbo é VTD e está, conforme você desconfiou, em voz passiva.

Agora o detalhe que pode trazer confusão: Sabemos quem é o sujeito (a ponte), mas não sabemos quem é o autor da ação verbal. A frase não possui agente da passiva. Se você passar a frase para a voz ATIVA, aí sim o sujeito será indeterminado. 

alineonline: A fonte foi construída por quem? A resposta do "por quem?" é que é o agente da passiva. sim, a explicação está errada.
lucasauswaldtosq09u: Oláá, obrigado por me ajudar. Deixei um comentário em baixo da minha pergunta para ti, pois aqui não coube tudo o que eu quis escrever, dá uma olhadinha
lucasauswaldtosq09u: Esquece não consegui também
lucasauswaldtosq09u: Segue por aqui mesmo, em partes...
lucasauswaldtosq09u: Realmente, na voz passiva "A ponte foi construída..." a expressão "a ponte" seria o Sujeito Paciente", mas na oração na voz ativa "Construiu-se a ponte" O sujeito fica indeterminado e "a ponte" vira o Objeto Direto. Mesmo colocando a oração na voz passiva, a qual ocorre a inversão da posição dos termos, "A ponte foi construída..." não se sabe quem construiu a ponte (não se sabe quem é o Agente da Passiva).
lucasauswaldtosq09u: O agente da voz passiva seria o Sujeito na Voz ativa.
Sim eu sei que estou fazendo confusão haha, é que cheguei nessa outra conclusão após ler uma outra explicação de um outro site.
lucasauswaldtosq09u: Segue a explicação do site:

"Vejamos a frase do exercício: Construiu-se a ponte.

A frase está na voz ativa. O verbo construir encontra-se na 3a. pessoa do singular e está acompanhado do pronome “se”. Se você retirar o “se” da frase, a construção será: construiu a ponte. Nesse caso podemos deduzir que “ele” construiu a ponte. Mas, com o “se” você ainda será capaz de dizer quem realmente construiu a ponte?
lucasauswaldtosq09u: Mesmo que você passe a oração para a voz passiva, ainda assim ninguém consegue saber exatamente quem construiu a ponte:

A ponte foi construída…… (por quem?)

Lembre-se de que o sujeito na voz ativa é o que executa a ação do verbo. No caso, quem fez a ação de construir a ponte? Alguém fez mas não se sabe exatamente quem! O sujeito é indeterminado.
lucasauswaldtosq09u: Se esta frase estivesse na voz passiva ela seria escrita assim: A ponte foi construída. Saberíamos o que foi construído mas quem fez a ação de construir ainda seria uma incógnita. O sujeito na oração é indeterminado e a ponte é objeto direto do verbo construir.
lucasauswaldtosq09u: Na voz passiva, o que era objeto direto na voz ativa passa a ser sujeito e o sujeito da voz ativa passa a ser agente da passiva. Veja o exemplo:
Voz ativa: O engenheiro construiu a ponte. Sujeito agente = o engenheiro; objeto direto = a ponte
Voz passiva: A ponte foi construída pelo engenheiro. Sujeito paciente = a ponte agente da passiva = pelo engenheiro."
Perguntas similares