• Matéria: Saúde
  • Autor: Artur1009
  • Perguntado 8 anos atrás

Descreva os pontos de divergência entre o movimento contagionista e a perspectiva anticontagionista em relação ao processo saúde-doença, exemplificando esses pontos.

Respostas

respondido por: anahelton10
0
Olá, Artur!


O processo saúde-doença consiste na delimitação de como se processa a interação entre o agente causador de uma patologia com o organismo em que se instalada determinando, assim, a transição de um estado de saúde para outro de doença.



Com o passar do tempo e a evolução dos estudos científicos ocorreram mudanças relacionadas com a concepção do que causava o início e ativação deste processo de saúde-doença existindo 02 grandes movimentos:


- Contagionista: foi o movimento considerado como correto por muito tempo tendo como base a Teoria dos Germes. A sua premissa básica era de que a doença ocorria pelo contágio direto com um agente causador específico que deveria ser combatido de maneira isolada.



- Não-contagionista: é o movimento que deu origem à consideração de multicausalidade utilizada na epidemiologia atual. Tem como fundamento que a doença é causada por uma série de circunstâncias relacionadas com a pessoa, ambiente e momento de contato.



Espero ter ajudado.



Atenciosamente, 


Ana Camila

Artur1009: Ok Obrigado Ajudou muito
Perguntas similares