• Matéria: Saúde
  • Autor: rayanewalker1
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual o caminho de um hamburger pelo sistema digestório?

Respostas

respondido por: KassyMoniky
2
Quando uma pessoa decide se entregar a esse prazer e está com muita fome, pode comer um sanduíche enorme em minutos. Mas a digestão desse hamburger – feito de pão, carne, queijo, tomate, alface, maionese e o que mais a nossa criatividade nos permitir – não é coisa simples ou rápida para o sistema digestivo. Assim que você abocanha o sanduíche, ele começa uma longa jornada num tubo de cerca de 9 metros de comprimento. Esse caminho é cheio de curvas; às vezes é largo e espaçoso e outras, estreito e de difícil passagem. Tudo isso porque um alimento desses causa, de certa maneira, um problema para o organismo: as moléculas do sanduíche são muito grandes para penetrarem nas células 

Para que a digestão ocorra de fato, o hamburger passa por diferentes órgãos do corpo, cada um cumprindo uma função: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto, até o que não foi aproveitado ser liberado pelo ânus. O importante, porém, é que no final da jornada, as moléculas do sanduíche estarão quebradas em porções pequenas o suficiente para penetrar nas células. 

Nessa incrível viagem da digestão, um sanduíche pode levar de 12 até 16 horas para ser digerido. E atenção para os fãs dos famosos x-tudo: é importante saber que os restos não aproveitados do sanduíche só serão eliminados depois de 48 horas, e que a energia fornecida por ele só poderá ser aproveitada depois desse mesmo período. 

E é bom saber também que, em alguns casos, o trabalho do sistema digestivo pode ficar ainda mais complicado – e o pior, é que geralmente fazemos isso! Basta combinar esse hamburger com um refrigerante ou caprichar na dose de maionese para que a absorção das moléculas pelo intestino ocorra de modo mais lento que o habitual.
Perguntas similares