• Matéria: Pedagogia
  • Autor: henriquestein6275
  • Perguntado 8 anos atrás

revendo a escrita na escola da perspectiva de vygotsky, percebe-se que o ensino, ainda hoje, baseia-se em treinos ortográficos, exaustivos e repetitivos exercícios que objetivam que a criança apreenda a correspondência fonema/grafema como se ela se constituísse apenas de simples habilidade visomotora. segundo vygotsky, “ensina-se as crianças a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita. enfatiza-se de tal forma a mecânica de ler o que está escrito que se acaba obscurecendo a linguagem escrita como tal”.? gostaria de saber, por favor.

Respostas

respondido por: Kfranco23
9
As palavras de Vigotsky ressaltam a muita importância que a educação tradicional dar aos exercícios repetitivos para aprendizagem de grafia. Aprende-se as letras, em seguida as sílabas e depois a junção dessas sílabas para formar as novas palavras.

Com isso, a concentração nesses tipos de exercícios desvinculam-se do potencial de uma criança poder compreender a linguagem escrita e até mesmo as manifestações escritas de sua própria língua.

Infelizmente, por serem métodos exclusivamente escolares, de exercícios repetitivos, a criança pouco compreende um sentido diferente que determinada palavra pode assumir em outro contexto.

Vigotsky critica, com essas palavras, a mecanização do ensino, especificamente, o ensino de leitura.
respondido por: duceu01
4

Resposta:

V,F,V

Explicação:

I –  (V) A teoria de Vigotski traz contribuições indispensáveis para a educação, principalmente nas questões ligadas à linguagem.

II – (F) Conforme Vigotski, os processos mentais de aprendizagem iniciam imediatamente após o ingresso da criança na escola.

III – (V) Para Vigotski, tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento são importantes para a formação de conceitos científicos.

Perguntas similares