• Matéria: Biologia
  • Autor: antoniomarcosvip
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia um fragmento do texto “Sociedade de consumo x sustentabilidade: uma discussão”, presente na Coletânea Ética e Meio Ambiente (p. 63). "As marcas de produtos de mercado carregam o poder de exclusão, pois criam a ideia de elitização, impondo suas modas e atos culturais, através de grifes famosas. [...] Portanto, a moda e suas marcas passam a apresentar-se como um elemento de distinção de classe. Esses novos valores visam confundir a sofisticação com a futilidade, estimulando o consumismo desenfreado cheio de egoísmo. O sentido da felicidade está ao redor do “ter” para “ser”; nas decisões, discussões, não são mais consideradas as individualidades, as verdadeiras necessidades. [...]. Nessa retórica, os produtos descartáveis são vistos como imediatistas, apresentando-se com moldes práticos e modernos. Eles são planejados a parar de funcionar, ou caírem no mundo dos obsoletos, em um curto período de tempo. Eis aí os prós e contras da modernidade, que ao evidenciar a importância da criação e aquisição de novos produtos sempre nos trouxe um caráter consumista e apático ao bem estar social e ambiental, principalmente se levarmos em conta o aumento de lixo industrial e de produtos tecnológicos ociosos. É inegável a necessidade, cada vez maior, de que essas práticas devam ser combatidas. [...]". Com base no fragmento acima, assinale a afirmação correta: ALTERNATIVAS A frase "Portanto, a moda e suas marcas passam a apresentar-se como um elemento de distinção de classe" pode ser interpretada como: determinadas marcas de produtos no mercado são voltadas apenas para a elite. O texto enfatiza que consumir produtos de marca não caracteriza consumismo, mas a sofisticação do consumidor. O aumento do lixo industrial está relacionado ao consumismo e à fabricação de produtos para se tornarem obsoletos em um curto período de tempo. A frase "O sentido da felicidade está ao redor do 'ter' para 'ser'" demonstra que a aquisição de novos produtos promove bem-estar social e ambiental. É necessário combater o lixo industrial com o boicote de compras de produtos de marca.

Respostas

respondido por: anahelton10
4
Olá, Antônio!



A resposta correta para a questão apresentada é a LETRA C.



A análise das afirmativas propostas fica da seguinte forma:



A) INCORRETA. As marcas neste caso são consideradas como uma distinção de classe ao definirem o estrato da sociedade ao qual determinada pessoa se insere com a sua aquisição, mas não delimita apenas aqueles que são considerados como elite, mas também de outras classes sociais.


B) INCORRETA. O texto menciona de maneira clara que os produtos de marca adquiridos de maneira intensa pela sociedade é uma das marcas típicas de seu consumismo exagerado que leva à problemas ambientais como o excesso de lixo industrial.



C) CORRETA. O texto argumenta de maneira clara que o lixo industrial tem aumentado em virtude de um excesso de consumismo de produtos que são eliminados com grande facilidade pela sociedade contemporânea.



D) INCORRETA. A frase mencionada é considerada pelo texto apresentado como uma distorção da realidade causando não apenas uma frande frivolidade nas pessoas como também gerando impactos ambientais negativos com tantos produtos industriais e sem possibilidade de recuperação pelo planeta.



E) INCORRETA. O texto menciona que é necessário combater as práticas de consumo exagerado e elaboração de produtos fúteis, mas não argumenta em nenhum momento que isto deva ocorrer por um boicote às suas marcas produtoras.



Espero ter ajudado.



Atenciosamente,


Ana Camila
Perguntas similares