Leia, a seguir, um fragmento do texto de José Liberado Ferreira Caboclo, disponível na Coletânea Ética e Tecnologia (p.9): [...] Na esfera do trabalho, o avanço tecnológico melhorou a qualidade de vida na medida em que diminuiu a dor corporal, reduziu a utilização da força física e com isto absorveu maiores contingentes humanos, facilitou o aprendizado, aproximou o homem a distância e reduziu as especulações exotéricas. No entanto, a tecnologia deu ensejo a emoções negativas, excluiu humanos não competitivos, diminuiu a criatividade humana, distanciou os homens na sua proximidade e aumentou o misticismo não religioso. Mas muitas vezes se confundem as distorções trazidas pela tecnologia com as incorreções de governos não democráticos. Há que se distinguir a origem das imperfeições. Negar a aquisição de tecnologia a uma sociedade, seu domínio e sua implementação, é condená-la a um estado de submissão e de empobrecimento inexorável. Dominar uma tecnologia nada tem a ver com a sua aplicação imediata, sem se considerar outros fatores condicionantes. [...] Disponível em: Acesso em: 12 Maio 2017. A leitura do fragmento permite inferir que: ALTERNATIVAS O autor incentiva os leitores a ignorarem as evoluções tecnológicas, visto que elas causam malefícios aos trabalhadores.
O domínio da tecnologia, segundo o autor do texto, pressupõe que os empregadores ofereçam treinamento aos colaboradores, para que estes possam utilizá-la.
O avanço tecnológico, no campo do trabalho, apresentou tanto consequências positivas quanto negativas.
Os seres humanos não competitivos são mais criativos do que os demais, visto que concentram seus esforços no próprio trabalho.
A qualidade de vida dos seres humanos não sofreu mudanças significativas no campo do trabalho após a revolução tecnológica.
Respostas
Olá!! vamos ver cada alternativa:
a) O autor incentiva os leitores a ignorarem as evoluções tecnológicas, visto que elas causam malefícios aos trabalhadores.
Falso: segundo o texto a evolução tecnológica melhorou a qualidade de vida dos trabalhadores.
b) O domínio da tecnologia, segundo o autor do texto, pressupõe que os empregadores ofereçam treinamento aos colaboradores, para que estes possam utilizá-la.
Falso: o texto não traz nenhuma referência a esta informação, apenas ressalta que os trabalhadores aprendem com mais facilidade.
c) O avanço tecnológico, no campo do trabalho, apresentou tanto consequências positivas quanto negativas.
Verdadeiro: Melhorou a qualidade de vida dos trabalhadores, porém, a tecnologia deu ensejo a emoções negativas, segundo o texto.
d) Os seres humanos não competitivos são mais criativos do que os demais, visto que concentram seus esforços no próprio trabalho.
Falso: segundo o texto a tecnologia excluiu humanos não competitivos, diminuiu a criatividade humana. Nada que confirme a afirmativa.
e) A qualidade de vida dos seres humanos não sofreu mudanças significativas no campo do trabalho após a revolução tecnológica.
Falso: sofreu mudanças sim, houve aumento da qualidade de vida e perda da criatividade.