• Matéria: História
  • Autor: Neysa
  • Perguntado 8 anos atrás

ate algumas decadas atras,era muito comum explicar a substituição da escravidão indígena pela africana por uma certa inaptidão do indígena ao trabalho e uma espécie de aceitação deste por partes dos negros africanos. Por que a escravidão africana tornou-se predominante nas áreas exportadoras no período colonial?

Respostas

respondido por: Neydson1
22
Porque os nativos ofereciam muita resistência ao trabalho escravo. Caçados, muitos fugiam para o interior das matas afim de evitar serem pegos. O tráfico negreiro foi uma alternativa pra isso, os escravos eram trazidos de regiões diferentes da África, suas línguas eram diferentes e isso dificultava sua comunicação e assim que bolassem uma estratégia de fuga.
respondido por: Diehgo
12
Como falado na questão, até anos atrás havia o conceito de que os índios eram preguiçosos e que havia aceitação por parte dos negros africanos em ser escravizados. 
A verdadeira face do que levou a substituição da mão de obra indígena pela mão de obra africana foi a seguinte: Portugal estava com um sério déficit financeiro para manter as colônias na Ásia, África e América; isso levou Portugal a substituir a mão de obra indígena pela africana porque seria necessário a travessia oceânica do Atlântico (entre a África e a América), encarecendo os escravos, além de gerar uma alto lucro para a Coroa, haja vista que os escravos eram trocados por cachaça, fumo, facas e armas (escambo) na África e vendidos a preços alto aqui, na América. 
Perguntas similares