1) A partir dos estudos sobre o período histórico compreendido como Pré-História é possível identificar uma diferença entre a História Natural e a História Social. Qual é a diferença entre estes dois conceitos?
Alternativas:
a)
Na história natural a dinâmica é a própria natureza, o homem segue o processo biológico. Na história social a dinâmica é o próprio homem, que transforma sua realidade. O diferencial é a cultura.
b)
Na história natural a dinâmica é o próprio homem, que transforma sua realidade, desenvolvendo a cultura. Na história social a dinâmica é a própria natureza, o homem segue o processo biológico.
c)
A história natural tem relação com as ações mais puras do ser humano com relação à cultura, sem futilidades. A história social está diretamente relacionada com a coletividade, o convívio em grupo.
d)
A história natural está diretamente relacionada com a coletividade, o convívio em grupo. A história social tem relação com as ações mais puras do ser humano em sua individualidade.
Respostas
Após a Idade Média, muito caracterizada pela forte presença da religião (cristã) e da metafísica nas explicações do mundo, surgiram defensores de idéias que buscavam explicar o mundo pelo que ele era, como funcionava, com o intuito de distanciar das explicações religiosas, “porque Deus quis”.
Nessa busca, foram também definindo o que era o ser humano. Foram se reconhecendo como possibilidade de coletivo. E como produtores de conhecimento e transformações e técnicas que modificavam a natureza.
Já não se viam mais como seres que seguiam as vontades da natureza. Podiam interferir nelas. Não só podiam, como deveriam. Francis Bacon dizia que “saber é poder” e saber era a grande busca do homem. Logo, poder modificar a natureza não só podia, como deveria.
Assim, podemos pensar a distinção entre Historia Natural e Historia Social.
*História Natural seria História do planeta sem o homem (“civilizado”)* mas com tudo que “tem dentro” (animais, flores, frutas, natureza em geral)*História Social seria como a história dos homens, porque um homem tem que se relacionar com outros, e acaba criando e vivendo em grupos, com características, normas, regras, valores, costumes, enfim, com toda sua cultura.
Obs.: lembrando que a questão civilizado/não civilizado, culto/não culto são muito mais avaliações pessoais, subjetivas do que objetivas. Quem define os parâmetros é quem “julga”, “avalia”.
Assim, a alternativa correta é a A, que diz do tempo dos processos de cada uma delas e da questão da cultura.
Na alternativa B há a inversão das definições;
Na alternativa C ele fala em pureza, que não existe dentro de nossas definições. Alem de falar da coletividade e convívio em grupo e, poxa, em que momentos deixamos de ser seres que vivem e convivem em grupo?Na alternativa D aparece novamente a idéia de coletividade e pureza exclusivas de momentos, que não condizem. Bom, espero ter ajudado