• Matéria: História
  • Autor: ericasena5
  • Perguntado 8 anos atrás

13) (FGV-2003) “Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente.” ANTONIL, Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982, p. 89. Assinale a alternativa correta:
A) A escravização dos negros africanos permitiu que os índios deixassem de ser escravizados durante o período colonial.
B) O trabalho manual era visto como degradante pelos senhores brancos, e a escravidão, uma forma de lhes garantir uma vida honrada no continente americano.
C) Apesar dos vultosos lucros obtidos com o tráfico, a adoção da escravidão de africanos explica-se pela melhor adequação dos negros à rotina do trabalho colonial.
D) Extremamente difundida na Região Nordeste, a escravidão teve um papel secundário e marginal na exploração das minas de metais e pedras preciosas no interior do Brasil.
E) Diante das condições de vida dos escravos, os jesuítas criticaram duramente a escravidão dos negros africanos, o que provocou diversos conflitos no período colonial.

Respostas

respondido por: Vitór1aa
105
13) Resposta: B
A adoção generalizada do regime de trabalho escravo no Brasil colonial viabilizou a economia exportadora de produtos primários, enriqueceu a camada senhorial e, ao mesmo tempo, degradou o trabalho manual. Os senhores consideravam o trabalho braçal como coisa vil, desonrosa, inferior, negativa, porque era realizado por escravos. E, como a maioria dos escravos eram negros, o trabalho era visto como “coisa de preto”.
Boa sorte ★
respondido por: OIKOOIUUH
18

Resposta:

b

Explicação:

estou tendo

Perguntas similares