• Matéria: História
  • Autor: lasinhaestudiosa
  • Perguntado 8 anos atrás

[O Brasil era] a morada da pobreza, o berço da preguiça, o teatro dos vícios.
(VILHENA, Luís dos Santos. A Bahia no século XVIII. Bahia: Itapuã, 1969.)
A avaliação acima, feita por um português do final do século XVIII, aponta alguns traços da sociedade do Brasil colonial, permitindo inferir que, ao lado dos ricos proprietários de terra, existiam grupos marginalizados.
A) Indique dois grupos sociais que constituíam os marginalizados da sociedade colonial.
B) Descreva o papel desempenhado pelos grandes proprietários de terra na vida política e administrativa do Brasil Colonial.

Respostas

respondido por: Vitór1aa
76
A) Dois dentre os grupos sociais: vadios judeus ,ciganos, escravos ,prostitutas, libertos ,ou homens livres pobres
b) Os grandes proprietários de terra, por controlarem os cargos preponderantes na vida administrativa local, votavam e podiam votar nas Câmaras Municipais.
Boa sorte ★

lasinhaestudiosa: Obrigada
respondido por: heloisagoncalves745
2

a) As mulheres e os escravos eram dois grupos marginalizados na sociedade colonial brasileira, sendo as mulheres submissas à sociedade patriarcal daquela época, e ao saírem do leito familiar onde eram mantidas por seus pais, eram então 'cuidadas' por maridos escolhidos por eles.

Os escravos eram também submissos aos seus donos, e por também não terem voz ativa como a maioria das mulheres, eram então postos à margem da sociedade.

b) Os grandes proprietários de terra na figura dos senhores de engenho eram influentes na sociedade colonial brasileira, sendo os donos absolutos de suas delimitações, podendo mandar e desmandar ao seu gosto, sem maiores precedentes judiciais.

Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/7432586

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares