• Matéria: Português
  • Autor: alfaceeruim
  • Perguntado 8 anos atrás

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu ?" onde campeava sua guerreira tribo da grande nação tabajara, o pé grácil e nu, mal roçando alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto
Iracema saiu do banho; o aljôfar d'água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste.


Que característica romântica se observa nesse procedimento?

Respostas

respondido por: delayofgame2009
53
A idealização, sendo Iracema a "virgem dos lábios de mel" e o nacionalismo e a valorização das riquezas naturais brasileiras, com a evasão dela para a natureza no trecho "Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta....."

:)
respondido por: labamriimodestp60j1m
18

2. Por meio de metáforas e comparações o narrador descreve o homem branco. Destaque essas características, através de passagens do texto.

Perguntas similares