• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Anabuzato4309
  • Perguntado 8 anos atrás

Para Platão, o que carrega a ideia do que pode ser considerado bom ou mau, perfeito ou torto? a ) O corpo individual. b ) A alma. c ) O intelecto. d ) O corpo dócil.

Respostas

respondido por: galdino42
0

Platão pensava na medida da bondade, da perfeição e de todas as qualidades como sendo uma Forma ideal, de modo que essas Formas apresentariam o que é verdadeiramente perfeito (ou perfeito em si mesmo), o que é verdadeiramente bom (ou bom em si mesmo), e assim por diante.

Essas Formas seriam acessíveis para seres humanos na medida em que nossa alma também tem algo de semelhante a essas Formas, e que temos uma parte racional que nos distingue dos outros animais, e que nos dá acesso e nos aproxima dessas Formas eternas, imutáveis, perfeitas. 

O corpo por si só não seria capaz de apreender, acessar ou perceber essas Formas, embora Platão pensasse que os corpos fossem um bom ponto de partida para nossas tentativas de apreender intelectualmente as Formas ideais. Partiríamos deles e iríamos cada vez mais em direção à pura abstração, até chegar nas Formas.

E essa atividade só é possível porque temos uma parte racional em nossa alma, que nos permite ir além das impressões sensíveis e atingir elementos abstratos da realidade.

Além disso, a própria alma teria alguma espécie de "lembrança" dessas Formas ideais, pois teria vindo do mesmo "lugar" e agora carrega algo delas. Platão tinha uma tese sobre o conhecimento verdadeiro ser apenas uma lembrança do que já se sabe.

Sendo assim, a resposta é a letra B, "A alma". 
Perguntas similares