• Matéria: Informática
  • Autor: arturmorhan655
  • Perguntado 8 anos atrás

. Quanto à surdez de origem central, assinale a afirmativa que não se aplica: A.A problemática diz respeito ao processamento da informação sonora, à interpretação daquilo que se ouve. B.Envolve dificuldades auditivas quanto à atenção, memória, reconhecimento, discriminação, análise e atribuição do significado. C.Pode estar acompanhada de diminuição da sensitividade auditiva, mas sim, manifesta-se por diferentes graus de dificuldade na compreensão das informações sonoras. Decorre de alterações nos mecanismos de processamento da informação sonora no tronco cerebral. D.A dificuldade principal é com o processamento da informação sensorial. Pode acontecer em casos de síndromes genéticas, prematuridade e lesão no sistema nervoso

Respostas

respondido por: galdino42
0

A surdez central não é necessariamente uma perda de sensibilidade, mas um problema de processamento de informação sonora que pode apresentar diferentes graus, acarretando uma menor ou maior dificuldade na compreensão do que está sendo ouvido, além de outros problemas. 

O processamento auditivo no sistema central está ligado a uma série de capacidades, como armazenamento de informações (memória), discriminação entre padrões de estímulos sonoros, interpretação do significado da informação acústica, reconhecimento, localização da origem do som, dentre outras coisas.  

Qualquer interferência nesse processamento causa dificuldades para o exercício dessas capacidades. Os mecanismos que fazem esse processamento se encontram no tronco cerebral, parte do sistema nervoso central. Lesões nas vias auditivas que são responsáveis por transmitir sinais acústicos a serem processados causam problemas para esse processamento.

Esse tipo de surdez pode se manifestar antes, durante ou depois do nascimento, além de poder ser transmitida geneticamente. Sendo, assim todas as alternativas apresentadas (A, B, C e D) estão corretas.
Perguntas similares