Respostas
A colonização portuguesa tinha como características uma existência de mercados intercoloniais a longa distância, que posteriormente formou o maior país da região, esses mercados eram controlados do Rio de Janeiro. Cada coroa (Espanhola e Portuguesa) ficava responsável por certos produtos específicos.
A fraca imposição de um poder militar e econômico fez com que a diversidade econômica das colônias espanholas fosse maior, ao contrário das colônias portuguesas, e também um circuito de comércio colônia-metrópole e colônia-colônia.
Na colônia portuguesa, mais especificamente no Brasil, a mão de obra escrava pelos índios foi fortemente resistida e teve que começar a usar escravos africanos. A maior fonte econômica por um tempo foi a exploração do pau-brasil, uma vez que os portugueses não conseguiram encontra as minas para lucrar na mineração. O primeiro contato dos portugueses no território da América foi com índios que não possuíam muita estratégia e conhecimento do uso de armas, também, as tribos eram menores e mais separadas, com mais rivalidades entre elas.