• Matéria: Português
  • Autor: alexdantas2010
  • Perguntado 8 anos atrás

1. Quais encaminhamentos prévios à leitura da poesia de Fernando Pessoa o/a professor/a deve implementar para preparar o grupo para a experiência? 2. Quais estratégias práticas podem ser encaminhadas em sala de aula para orientar e acompanhar o processo de leitura dos poemas do autor? 3. Como o processo de leitura dos poemas selecionados pode ser avaliado quando for finalizado?

Respostas

respondido por: Kfranco23
19
Fernando Pessoa foi um importante poeta da Literatura Portuguesa. Uma das características que mais chama atenção nesse artista é a criação de homônimospor meio dos quais expressava diferentes visões de mundo.

Primeiramente, é interessante levar os alunos a conhecer o poeta Fernando Pessoa. Não por meio de uma pesquisa exaustiva de sua biografia, mas o "poeta" mesmo. Isso pode ser feito por meio de documentário curto, bem objetivo, sobre as produções dele.

Após a exibição desse documentário, peça aos alunos que façam leituras dos poemas de Pessoa e tente relacioná-los com o conteúdo do vídeo. É interessante que os poemas sejam tanto ortônimos (identificado com o nome do próprio poeta) quanto homônimos (pessoas criadas pelo poeta).

Após o processo acima, peça aos alunos que interprete os poemas, considerando a visão de mundo de cada "pessoa" identificada no poema(ortônimos e homônimos).

A próxima metodologia que sugiro é uma explanação acerca dessa característica de Fernando Pessoa em criar outras "pessoas" a partir de si próprio para produzir seus poemas e o porquê isso foi tão significativo para a Literatura Portuguesa. (Isso se não ficar uma aula repetitiva em relação ao conteúdo do vídeo exibido, ok?).

Por fim, como parte avaliativa, peça aos alunos que também incorpore homônimos para expressar outras visões de mundo e produzam seus poemas. Essa atividade pode ser feita em grupos pequenos. 

O resultado dessas produções pode ser compartilha em sala de aula por meio de leitura dramatizada.

Espero ter ajudado.
respondido por: carmelacarminatti201
2

DISCURSIVA estudo de caso. LITERATURA...

 Revendo os Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Língua Portuguesa  assim como os artigos anexos ao estudo de caso,  “Leitura para todos”,de Leyla Perrone Moisés e a  expressiva atenção  quanto à leitura,análise e reflexão de gêneros textuais, nada melhor que inserir nesse contexto esse estudo de caso sobre a poesia de Fernando Pessoa que para tal exige motivação, preparo  e encaminhamentos prévios à leitura de seus poemas, para isso  se faz necessário conduzir os alunos a  uma breve pesquisa  por meio de documentários curtos e  objetivos sobre o poeta Fernando Pessoa e suas produções. Após essa introdução como sugestão, entregar aos alunos, material didático impresso, sugerido nesse, os poemas de AMOR, DE FERANDO PESSOA e para que os alunos interajam, propor uma leitura silenciosa dos poemas e ao concluírem, usar a estratégia de     um breve debate sobre o assunto, relacionando-o  à uma experiência  de vida do aluno  condizente à  faixa etária dessa turma de  ensino médio. Ao concluir essa etapa de leitura, motivados agora e conhecendo a visão de mundo do autor e de sua própria pessoa, (ortônimos e homônimos), solicitar dos alunos  para que criem um poema  de quatro linhas  focando nesse sua primeiras  experiências desse sentimento enunciado nos Poemas de Amor de Fernando Pessoa.

Por fim, sob orientação do professor, completar com uma avaliação do que aprenderam em classe. Ouvir  as    sugestões  sobre a poesia que escreveram  em sala de aula, onde  os mesmos confrontam  sua escrita, linguagem, expressão e atualidade, com os poemas de 1888 de Fernando Pessoa.  

Proposta final, um pequeno concurso em sala de aula de declamações dos poemas como também, criarem um cenário para leitura dramatizada DO REFERIDO E  GRANDE LITERARIO BRASIELIRO, FERANDO PESSOA. Cito de Leyla Perrone Moisés, ”[...]o aluno está naquele lugar para aprender, o professor está naquele lugar para ensinar.”


Perguntas similares