Faça uma redação sobre o conflituoso consumo de drogas lícitas e ilícitas no Brasil.
Mínimo: 25 linhas;
Máximo: 30 linhas.
Respostas
O consumo de drogas está presente em nossa sociedade desde o princípio das eras, como por exemplo, a queima de ervas psicoativas eram utilizadas no processo da democracia ateniense num caldeirão grande para ser inalado por todos aqueles que estavam debatendo. Porém, com a dominação da Igreja por muito tempo e pela imposição de suas regras, muitas drogas foram proibidas, uma vez que produzem uma boa sensação ao corpo (a Igreja reprime tudo aquilo que aumentam as sensações de bem-estar ou produzem outra visão do mundo).
Isso tem impacto direto com o tabu que temos com as drogas na atualidade. Será que o Estado se preocupa mesmo com a nossa saúde, proibindo certas drogas e liberando outras mais nocivas? Então por que eles desviam dinheiro da saúde pública para alimentarem seus próprios bolsos? É possível que os motivos vão muito além disto, pois como vimos a pouco tempo atrás, temos grandes empresas pagando milhões de reais e influenciando no governo de forma corrupta, portanto, o que passa na minha cabeça é que existe mais uma importância econômica do que uma importância com nossa saúde. Se não, não existiria a venda de cigarros e bebidas alcoólicas por todos lugares, se a preocupação fosse com nossa saúde.
Como produto desta “guerra contra as drogas”, policiais morrem, pessoas inocentes morrem e o tráfico continua sendo alimentado, tanto por policias corruptos quanto usuários. Não devemos ser inocentes e acreditar que apenas por existir a proibição, o consumo não existe, é claro que existe e muito dinheiro está envolvido neste mercado negro.
Para cessar esta luta interminável, a liberação e a criação de uma política de consumo deveriam ser feitas, porém o dinheiro que certas empresas que produzem drogas lícitas iria ser afetado, e como nosso país é movido pela corrupção, estes grandes nomes possuem maior poder sob nossos “representantes” por meio da propina. Sendo assim, realmente uma luta sem fim, ao menos que aconteça uma mudança radical e uma limpeza geral de nosso Governo.