• Matéria: História
  • Autor: anviemta
  • Perguntado 8 anos atrás

A política que a Espanha aplicou em suas colônias fundamentou-se, primeiramente, na mineração e, a seguir no sistema plantation. Explique de que forma esse sistema se estruturou?

Respostas

respondido por: larissa2367
5
O Sistema Plantation ou cultivo especulativo é um sistema de exploração colonial baseado em 4 vertentes, sendo elas: 
- Latifúndio;
- Exploração escrava;
- Monocultura;
- Exportação para a metrópole.
O objetivo de colonização dos Impérios Europeus da época era unicamente o de explorar e conseguir riquezas, não havendo a preocupação em expandir e desenvolver suas colônias. Nessa época era constatado que as colônias tinham um solo mais fértil em relação a Europa e os Impérios viram nisso, uma possibilidade de aumentar sua balança comercial, exportando mais do que importando, então a Espanha e Portugal implantaram na América o sistema Plantation que nada mais é do que criar uma monocultura de alguma plantação (principalmente café, cana-de-açúcar etc) que seria gerenciada por um senhor de engenho e que teria sua produção totalmente voltada para a exportação, gerando assim, lucros exorbitantes para a Coroa.
Então os Impérios doavam grandes e extensas áreas de terras a um homem que criava ali um latifúndio para a produção de uma monocultura voltada para exportação explorando escravos negros e índios. E por conta disso foram criados grandes Latifúndios e senhores de engenho de demasiada influência nas colônias.
O Sistema Plantation era muito proveitoso porque o solo ao ser submetido a apenas uma cultura de produção, se tornava cada vez mais fértil para aquela plantação, fazendo com que as produções fossem cada vez maiores e melhores.

anviemta: Muito obrigado você não sabe o quanto me ajudou!!
larissa2367: por nada
Perguntas similares