• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Anafla21
  • Perguntado 8 anos atrás

“[...]a forma como vemos/entendemos a Matemática tem fortes implicações no modo como entendemos e praticamos o ensino da Matemática e vice-versa. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: FIORENTINI, D. Alguns Modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. In: FIORENTINI, D. Revista Zetetikê, ano 3, n.4, Campinas/SP: Unicamp, 1995, p. 1-35.p. 4.
Levando em consideração o fragmento do texto acima e o conteúdo do texto base Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget a autora menciona a comparação de Piaget entre uma criança e um matemático, afirmando que nada há de absurdo nisso, pois o conceito de investigação se enquadra perfeitamente nesta ideia, pois:

A Comparar um matemático com uma criança diz respeito aos processos investigativos que os dois percorrem e que necessariamente não tem de ser uma grande pesquisa cientifica aos dois, mas certamente uma construção cognitiva mediante a abstração Reflexionante.

B Comparar um matemático com uma criança relaciona-se a necessidade de tornar a criança um futuro matemático, baseado em ações investigativas científicas.

C Comparar um matemático com uma criança diz respeito a tentativa que as escolas têm de formar o aluno Matemático e a sua busca incessante nesta linha de formação.

D Comparar um matemático com uma criança direciona-se ao fato de compreender que a criança nunca chegará ao conhecimento cientifico matemático, sendo ele pertinente somente ao adulto.

E Comparar um matemático com uma criança relaciona-se com o fato de os estudantes não poderem participar dos processos de resoluções de atividades, desde a mais simples até a sua generalização, devendo permanecer como simplesmente expectadores de resultados.

Respostas

respondido por: Leticia140778
1
Alternativa A: Ao comparar um matemático com uma criança, esta se observando a importância da construção e reconstrução da aprendizagem. 

O ser humano utiliza a matemática o tempo todo, muitas vezes inconscientemente. Conforme Piaget, é necessário assimilar, acomodar e equilibrar o conhecimento, não só na matemática mas em todos os aspectos da vida.

O importante na aprendizagem matemática é transforma-la no uso diário. E somente através da pesquisa, da reconstrução da aprendizagem é possível o crescimento intelectual. 
Perguntas similares