Respostas
O Partido Liberal e o Partido Conservador (os dois principais partidos durante o período regencial e o Segundo Reinado) eram semelhantes na medida que representavam os interesses dos mesmos grupos sociais (os latifundiários e os grandes comerciantes) e na medida que se alternavam no poder.
Eram diferentes, contudo, na medida que os liberais eram mais adeptos de medidas mais progressivas (como a abolição ou redução da escravidão), assim como de maior autonomia política para os governos locais, enquanto os conservadores eram mais centralistas.
Resposta:
Diferenças e semelhanças entre partido liberal e conservador:
Explicação:
O partido conservador era formado por antigos regressistas (comerciantes, funcionários graduados do governo e parte dos proprietários rurais), que se concentravam na cidade do Rio de Janeiro e em parte do nordeste. Esse grupo defendia uma maior centralização política para garantir a manutenção da ordem.
Do outro lado estava o partido liberal, que era formado por antigos progressistas e tinha o apoio e a participação das camadas médias e de parte dos proprietários rurais do restante do sudeste, sul e algumas áreas no nordeste do país. Esse grupo, por sua vez, era favorável a uma maior descentralização política para garantir mais poderes às províncias.
Apesar das disputas políticas, os interesses econômicos de conservadores e liberais eram semelhantes, visto que eles defendiam a concentração fundiária, a manutenção da ordem interna com repressão às manifestações e a manutenção da escravidão.
Com o tempo, os conservadores passaram a ser chamados de saquaremas, e os liberais eram chamados de luzias.