O sociólogo alemão Max Weber propôs em suas obras o ideal tipo como um instrumento de análise da realidade social. Segundo Florestan Fernandes, o ideal tipo é construído e testado, depois aplicado a diferentes situações em que o dado fenômeno possa ter ocorrido. À medida que o fenômeno se aproxima ou se afasta de sua manifestação típica, o sociólogo pode identificar e selecionar aspectos que tenham interesse à explicação, como, por exemplo, os fenômenos típicos capitalismo e feudalismo. COSTA, C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Editora Moderna, 2005. Nos termos do texto acima, o ideal tipo weberiano pode ser entendido como? alguém sabe? por favor ;)
Respostas
Olá!
O tipo ideal constitui um termo que, geralmente, é vinculado a Max Weber e, aos olhos do sociólogo, representa um instrumento de análise sociológica que possibilita a compreensão, por parte do cientista social, da sociedade, objetivando a geração de tipologias puras, desprovidas de qualquer tom de avaliação.
Ou seja, o tipo ideal é entendido como um instrumento de orientação, para a análise de uma determinada situação social, de modo que tal ação tenha como base um recurso de análise orientado por conceitos, referindo-se, ainda, a uma composição mental da realidade, de modo que os estudiosos estabelecem um determinado número de características inerentes ao objeto de estudo para a construção de um todo que seja tangível: o tipo.
Resposta: Um conceito construído a partir das características essenciais da organização de uma sociedade ou parte dela em determinado contexto histórico.
Explicação: