Respostas
respondido por:
2
A reforma trabalhista foi aprovada num momento crítico, numa crise enorme de desemprego. Para uns ela é um retrocesso, para outros um avanço.
A CLT, Consolidação de Leis Trabalhistas, é antiga, elaborada numa época onde a população era muito mais analfabeta que alfabetizada , e naquele contexto era a forma mais segura para proteger o trabalhador, deste modo criamos uma justiça paternalista, muitas vezes valendo- se mentiras do empregado para sugar um pouco mais o seu empregador, mas em outros momentos dando ao funcionários o legitimo direito, pois empregadores cruéis existem aos montes.
A justiça do trabalho gasta mais do que se paga em indenizações, os sindicatos oportunistas surgem para sugar um " cadinho" do trabalhador, já que a contribuição descontada na folha é obrigatória, como há sindicatos cheios de poder sem olhar para o trabalhador, mas há sindicatos sérios que realmente lutam em prol de uma classe.
Hoje temos mais trabalhadores alfabetizados, mas isso não significa que o diálogo com patrões serão produtivos. Nos Estados Unidos a Lei não é paternalista como o nosso e no entanto não vejo trabalhadores americanos saindo aos montes para trabalharem aqui, o que vejo é o contrário...brasileiros aos montes indo pra lá.
Acredito que não foi a melhor reforma no entanto, havia necessidade de uma, é uma pena que os impostos sobre o salário (57%), não mudou, ainda sendo um dos mais caros no mundo.
Infelizmente há um longo e árduo caminho para que patrões e empregados consigam equacionar o que será bom à ambos.
vancolanzi:
Melhorou????
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás