• Matéria: Biologia
  • Autor: tallyssonsantootdabi
  • Perguntado 8 anos atrás

O cálcio desempenha papel importante em vários processos fisiológicos do homem. Por isso, é indispensável a manutenção dos níveis plasmáticos de cálcio em estreitos limites, o que ocorre com a participação de alguns hormônios. Acerca do exposto acima, pode-se afirmar:

a) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de calcitonina pelas células parafoliculares da tireóide.
b) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação do paratormônio pelas paratireóides.
c) A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de triiodotironina e tiroxina pela tireóide.
d) A elevação da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de aldosterona pelo córtex das adrenais.
e) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação de adrenalina pela medula das adrenais.

Respostas

respondido por: silvamarquesleo
91
b) A diminuição da concentração plasmática de cálcio é um fator de estímulo para a liberação do paratormônio pelas paratireóides. 

O paratormônio é produzido pelas paratireoides e estimula a liberação de cálcio dos ossos para o sangue. A calcitonina liberada pela tireoide atua de maneira contrária, isto é, incorpora cálcio do sangue nos ossos.
respondido por: igorvellasco
14

Resposta:

Letra B

Explicação:

  O PTH é o hormônio responsável por aumentar os níveis de cálcio no sangue quando este íon esta baixo. A calcitonina faz o processo inverso, diminuindo os níveis de cálcio no sangue.

Perguntas similares