“Todos os homens, por natureza, desejam conhecer. Sinal disso é o prazer que nos proporcionam os nossos sentidos; pois, ainda que não levemos em conta a sua utilidade, são estimados por si mesmos; e, acima de todos os outros, o sentido da visão”. Mais adiante, Aristóteles afirma: “Por outro lado, não identificamos nenhum dos sentidos com a Sabedoria, se bem que eles nos proporcionem o conhecimento mais fidedigno do particular. Não nos dizem, contudo, o porquê de coisa alguma”. (ARISTÓTELES, Metafísica. Tradução de Leonel Vallandro. Porto Alegre: Globo, 1969, p. 36 e 38). Com base na citação acima, considere as afirmativas a seguir: I. Para Aristóteles, o desejo de conhecer é inato ao homem. II. O desejo de adquirir sabedoria em sentido pleno representa a busca do conhecimento em mais alto grau. III. O grau mais alto de conhecimento manifestasse no prazer que sentimos em utilizar nossos sentidos. IV. Para Aristóteles, a sabedoria é a ciência das causas particulares que produzem os eventos. A alternativa que contém as afirmativas corretas é:
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Olá!
As afirmativas corretas são I e II.
I. Para Aristóteles, o desejo de conhecer é inato ao homem.
II. O desejo de adquirir sabedoria em sentido pleno representa a busca do conhecimento em mais alto grau.
O trecho destacado no enunciado é explicado no Capítulo I da obra "Metafísica" em uma tentativa de estruturar o conceito de conhecimento, tomando-se o caminho pela epistemologia, ou teoria aristotélica do conhecimento.
As afirmativas corretas são I e II.
I. Para Aristóteles, o desejo de conhecer é inato ao homem.
II. O desejo de adquirir sabedoria em sentido pleno representa a busca do conhecimento em mais alto grau.
O trecho destacado no enunciado é explicado no Capítulo I da obra "Metafísica" em uma tentativa de estruturar o conceito de conhecimento, tomando-se o caminho pela epistemologia, ou teoria aristotélica do conhecimento.
Na visão do filósofo, todo indivíduo nasce objetivando o conhecimento e uma prova disso, diferentemente do entendimento de Platão, seria os sentidos e a capacidade humana de interpretá-los.
Para Aristóteles, porém, apenas as sensações não são capazes de instruir, mas são elas que representam o início da compreensão da realidade, de modo que, sendo cinco os níveis de conhecimento, o primeiro deles é representado pelos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato.
A partir daí, vêm a memória, a experiência, a arte e a ciência.
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Explicação:
III e II
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